O papel do educador em uma sociedade marcada pelas tecnologias de informação e comunicação

A presença da tecnologia na sociedade atual é marcante e os indivíduos inseridos nessa sociedade necessitam desenvolver habilidades e competências exigidas por esse contexto, não só para “sobreviver” em meio a essa gama de informações, mas também, para no futuro atender às demandas e exigências do mercado de trabalho.

O papel do educador,dentro de uma sociedade movida por recursos tecnológicos e uma diversidade de meios de comunicação, é de suma importância no sentido de instrumentalizar os seus alunos para o uso devido desses recursos.

A existência de recursos tecnológicos,a torrente de novas informações que nos chegam a cada minuto e as diversas possibilidades de comunicação entre as pessoas, num mundo acentuadamente virtual e globalizado,não terão a menor utilidade e não capacitarão o indvíduo se esse não souber como fazer uso de toda essa “estrutura”

Para formar cidadãos”reflexivos e capacitados” o educador,antes de mais nada, deve assumir seu papel de pesquisador, nutrindo-se de conhecimentos e habilidades necessárias para estar apto a reproduzir esses conhecimentos de forma contextualizada para os seua alunos, levando-os a aplicá-los nos momentos oportunos e fazer uso de todo esse “arsenal” da forma mais proveitosa para sua vida pessoal e profissional.