Gerações e Juventude

Gerações e Juventude

A chamada Geração Y é formada pelos nascidos entre 1980 e 1999. As gerações anteriores foram: Geração Belle Époque (nascidos entre 1920 e 1940), Geração Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960) e Geração X (nascidos entre 1960 e 1980).

De acordo com os últimos estudos e legislações, a infância vai de 0 a 12 anos e a adolescência de 12 a 24 anos. A juventude corresponderia ao período de vida dos 15 aos 29 anos.

Em 2019/2020 o último jovem da Geração do Milênio/Geração Y terá passado definitivamente à fase adulta e finalmente passará o bastão para uma nova geração de jovens. Os primeiros dessa geração já deixaram a juventude para trás em 2009/2010.

No meu caso, eu iniciava minha juventude no ano em que nasciam os últimos da minha geração (1999) e encerrarei essa etapa da vida em 2014. O ano de 1999 foi marcado pela crise do modelo neoliberal e pelas primeiras grandes mobilizações contra a Globalização. Nessa época eu fazia 15 anos. O que o ano de 2014 iniciará? E o que encerrará?

Os jovens dessa geração nascidos na década de 1980 participaram das Manifestações contra a Globalização Neoliberal, do Fórum Social Mundial, da Campanha contra a ALCA, das Manifestações contra a Guerra do Iraque, das Revoluções e Insurreições da América Latina, das Revoltas de Jovens e de Imigrantes e das Greves Gerais da Europa, das Revoluções e Insurreições do Oriente Médio e o Norte da África, das Mobilizações contra a Crise Econômica, das Ocupações de Praças Públicas na África, na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, das Eleições de Governos de Esquerda na América Latina e na Europa, das Primeiras Lutas contra o Neofascismo, o Neonazismo e a Extrema-Direita, das Mobilizações e Campanhas através das Redes Sociais e Blogs. A vanguarda de todos esses processos foi, em sua maioria, jovens entre 23 e 29 anos. Essa juventude começa a se retirar, a se estabelecer, a definir sua vida pessoal, política, profissional e social. Muitos desses jovens e mesmo aqueles que não participaram ou apoiaram esses processos políticos tiveram uma educação muito superior a das gerações passadas, com mais jovens com ensino superior, cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, cursos técnicos e cursos de línguas e, mesmo assim, o índice de desemprego entre os jovens é alarmante. É uma geração de jovens bem educados e desempregados. A rotatividade elevada nos empregos também é outra realidade. A participação em projetos culturais e artísticos, o número de jovens escritores, poetas, contistas, romancistas, que publicam ou não, que escrevem na internet, de jovens com bandas de rock, grupos de rap, grupos de dança, que viram MC´s, que trabalham como DJ´s, que fazem teatro, que são cantores ou cantoras de funk, que são cantores ou cantoras de samba, que participam de saraus também é grande, pois todos querem se expressar e muitos querem fama. Muitos meninos que apostaram tudo em ser jogadores de futebol e meninas que apostaram tudo em ser modelos. Muitos com seus blogs pessoais e suas páginas no Youtube. Uma juventude que cresceu jogando videogame e trabalhando no computador e usando a internet. Uma geração de jovens hedonistas, que acham que o presente é tudo, que querem curtir a vida ao máximo, sem se preocupar com o futuro. E um número cada vez maior de jovens que cai na criminalidade por falta de alternativa, falta de perspectiva, falta de emprego e por uma mentalidade moldada pela televisão, pela mídia, que estimula o consumismo a qualquer preço. Essas foram algumas das marcas dos primeiros jovens da Geração do Milênio. Como serão os últimos?