O homem, dominador de tecnologias, dominado pela miséria...

O homem desde sempre buscou seu desenvolvimento material. Técnicas que facilitasse sua vida, tornando-a mais ágil. Métodos/ferramentas que o ajudasse no cultivo da terra; na comunicação; na construção de moradias; nas confecções de vestimentas e calçados; de remédios. Mas esqueceu de buscar seu próprio desenvolvimento.

Hoje, o homem que está aqui no Brasil, pode falar com um outro que esteja em qualquer outra parte do mundo. O serviço de correspondências via correios e quase que obsoleto: Temos a internet! A medicina já não busca mais a cura da tuberculose que tanto matou nas décadas passadas e até pouco tempo (já tem cura). Como também já se tem cura para alguns tipos de câncer e formas medicamentosas de controlar a AIDS...

O homem transformou seu ambiente, o meio ambiente; no qual: ele constrói, transforma, e, infelizmente, também destrói, e muito! Mas, o que quero dizer é que, apesar de todo o desenvolvimento - do atrito de duas pedras ao palito de fósforo; da fogueira ao fogão elétrico; da máquina a vapor à máquina computadorizada; do código Morse ao celular, do rádio à televisão digital; da moradia em cavernas a moradias de alvenaria; do ópio a anestesia geral e local; da penicilina aos antibióticos mais eficazes, do médico multi aos diversos especialistas hoje; do cavalo aos automotivos, do trem ao avião; da palmatória às praticas pedagógica, respeitando o cognitivo de cada um, segundo, Vygotsky, Freinet, Piaget; da ida na casa do vizinho à lua; dos trapos de couro de animais aos tecidos de algodão, seda; do juá ao creme dental industrializado; das mãos aos talheres; da rudez à educação polida; da vida selvagem ao mundo civilizado - o homem ainda é miserável. Porque, apesar de todas essas descobertas e invenções; ainda há milhões de seres humanos que vivem em total miséria: Sem alimento, sem saúde, sem educação, sem comunicação, sem vestes, sem moradia. Pois, os benefícios de todo esse desenvolvimento tecnológico ainda não é usufruído de forma igualitária por todos.

É quase que um fracasso toda a busca do homem pelo seu desenvolvimento material, já que, junto com ele não veio o seu próprio desenvolvimento.

Enquanto houver um ser humano a morrer de fome e a gemer na escuridão da noite de frio, e lhe for negado, o direito natural de desfrutar de todo esse desenvolvimento; e imposto a ele a continuar na mais completa miséria; o homem sempre será um DOMINADOR DE TECNOLOGIAS, DOMINADO PELA MISÉRIA. Principalmente por sua desumanidade, que culminará em um homem, construtor de uma sociedade entregue: a violência, a pobreza, a fome, ao analfabetismo, a palafitas, a barracos de papelão, a guetos, a doentes jogados nos cantos, hospitais superlotados, médicos sobrecarregados; escolas em pedaços, professores insatisfeitos, mal qualificados; e o crime organizado a fazer o papel do poder público. Essa será a sociedade que esse homem dominador de tecnologias, estará a semear e semeando para toda a humanidade.

Não sou contra o desenvolvimento. O que não aceito nem hoje e nem nunca, é o desenvolvimento ser usado como armas para manipular a maioria, subjugar, dominar, impor a outros/as homens/mulheres, crianças e idosos, condições de vida que nem os porcos as têm! E ainda convencê-los que essa vida é muito mais do que eles merecem; devem referencia e obediência aos seus algozes!

Portanto, mesmo não sendo uma especialista - socióloga, ou economista- observo a minha volta e fico cada vez mais preocupada com o caminhar desse homem, o DOMINADOR DE TECNOLOGIAS, disfarçado de cidadão! E como cidadã eu penso – Desenvolvimento que suplanta vidas humanas, não é desenvolvimento, é genocídio de direitos!

Eu, me envergonho de ser “cidadã” dessa sociedade, onde a mordaça é a justiça, e a voracidade, a igualdade de direitos.

Edna Maria Pessoa

Natal-RN, quarta-feira, 18 de abril de 2012.