O Tigre e a Depressão

Eu acho que se conseguimos aprender com um problema que outra pessoa passou...bem, então não precisamos passar pelo mesmo sofrimento daquela pessoa para chegar à mesma solução, por isso acho importante que a gente reparta c/os outros nossas experiências. Eu pessoalmente gosto muito que as pessoas conversem comigo sobre seus problemas e sempre presto muita atenção no que acontece c/os outros, quais suas reações e soluções.

Eu gostaria de conversar hoje com vocês sobre um problema que aflige muita gente: a Depressão. Tenho ouvido muita gente comentar sobre isso, geralmente não o próprio deprimido (que está no seu canto dentro de sua nuvenzinha cinza), mas seus familiares e amigos.
Eu própria já tive depressão algumas vezes em minha vida. Hoje estou vivendo uma fase ótima, mas credito essa "fase ótima" à coisas que eu fui aprendendo ao longo dos anos sobre mim mesma e sobre nós...os seres humanos em geral.
Problemas, todos tem, mas porque eles afetam mais umas pessoas que outras? Porque alguns tem depressão e outros não? Porque ela afeta mais as mulheres? O que é Depressão afinal?

O que notei primeiramente é que quando temos um problema e ele parece insolúvel, ou quando estamos infelizes com nossa vida em geral essa tristeza vai aumentando...aumentando até um ponto que algo se rompe dentro de nós e ai a tristeza se alimenta dela própria num moto-contínuo, a gente acorda de manhã e pensa: - Puta Merda! Mais um dia pela frente! Ou: - Porque eu fui nascer? (esse cara já está bem ruim. Hehe!) Isso é Depressão. Só quem já passou sabe como é.

Minha experiência é a seguinte:

Primeiro: se você tem um problema que está lhe causando esse sentimento - RESOLVA-O! Se seu emprego só lhe traz incomodações e você está infeliz...mude de emprego. Se seu casamento está péssimo e é uma cruz que você carrega....arrume-o ou termine-o. Ok! Ok! Sei que não é tão fácil assim....mas esse é o caminho.

Segundo: não hesite em pedir ajuda ou em consultar um médico. No ponto que a tristeza já virou depressão seus hormônios já estão alterados e remédios ajudam bastante.

Terceiro e muito importante: pessoas vítimas de depressão geralmente são pessoas sensíveis (por isso o grande número de mulheres) e com grande imaginação, a gente vai pensando coisas ruins...coisas ruins e vai ficando cada vez pior. Eu costumo dizer que nossa mente é como uma esfinge ao contrário, se ela não tem um enigma para decifrar, ela nos devora. Portanto...arranje enigmas, bons enigmas, foi a solução que achei para mim. Até existe um ditado muito antigo que diz: "Cabeça vazia - morada do diabo". Ocupe sua mente, arranje algo que você goste para fazer, eu estou sempre estudando e lendo.
É claro que cada pessoa tem que descobrir o que é interessante para si própria, mas tem que reagir, não pode continuar a viver seus dias carregando a vida como se fosse uma cruz (o deprimido se sente exatamente assim).

Imagine seu cérebro como um tigre enjaulado, magnífico e poderoso. Você caminha na frente da jaula, ao longo das grades que não são fortes o suficiente e os olhos do felino vão lhe seguindo,... o que fazer para estar seguro?
ALIMENTÁ-LO BEM E MOSTRAR QUEM MANDA!
Mantenha seu tigre bem alimentado e ele vai ronronar como um gatinho. Alimente-o com estudo, poesias, sonhos, livros....


Bem, não sei se consegui ser útil para alguém, mas pelo menos deu pra entender o título do texto.

Lenise Marques
Enviado por Lenise Marques em 05/02/2007
Reeditado em 20/07/2007
Código do texto: T370313