REDES SOCIAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS

As redes sociais têm aproximado as pessoas e, paradoxalmente, também têm contribuído para os DESENCONTROS. Muitos namoros, noivados e casamentos têm sido destruídos a partir de comportamentos pouco éticos dentro dessas redes (facebook, orkut, twitter...etc). As pessoas se expõem. E às vezes ASSEDIAM, outras vezes são ASSEDIADAS. O que fazer? Ter uma NORMA DE CONDUTA exemplar dentro da rede. Não aceitar provocações. Não fazer provocações. Manter-se dentro de uma linha reta, não se deixando influenciar por ninguém. Há que se ter PRINCÍPIOS MORAIS e ÉTICOS. É claro que existe muita INTRIGA e muita INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA de alguma coisa que se diz a alguém. Muitas vezes pessoas acabam sendo VÍTIMAS desse tipo de interpretação MALDOSA. Muitas vezes você conversa algo com alguém e aquilo é mal interpretado. Uma namorada, por exemplo, fica com ciúme das conversas que o namorado mantém com as amigas. E vice versa. Às vezes alguém tira um tempo para enviar coisas que você teclou com alguém para te comprometer. E então começam os desencontros. Existem os especialistas em semear a intriga. Resultado: a namorada (ou esposa) perde a confiança, fica insegura dentro do relacionamento. E vice versa. Quando a desconfiança entra por uma porta, o amor sai pela outra. Porque não há relacionamento que se sustente a partir de traições ou mesmo de SUPOSTAS TRAIÇÕES. Às vezes, devido a conversas banais mantidas dentro da rede perde-se a coisa mais importante que existe num relacionamento: a CONFIANÇA. Quando alguém não confia mais em alguém, adeus. O relacionamento nunca mais volta a ser o mesmo. Fica a marca, fica o arranhão, fica aquela mágoa e aquele ressentimento. É muito difícil se resgatar uma confiança perdida. Muitas vezes a pessoa diz que perdoou. Mas ficou um resquício lá por dentro, uma nódoa, algo que incomoda e que está sempre vindo à tona. Então, quem está dentro de qualquer rede social precisa ter muito cuidado e saber o terreno em que está pisando. Escolha melhor as pessoas que você adiciona. Não pense que QUANTIDADE DE AMIGOS possa significar grande coisa em sua vida. É melhor ter poucos amigos, mas sinceros, do que contabilizar números astronômicos de pessoas que, muitas vezes, podem até te prejudicar. Às vezes é bom ficar um pouco fora das redes, ler livros, ouvir música, cultivar amigos REAIS. E deixar o VIRTUAL descansar um pouco. Use o filtro do bom senso para manter os relacionamentos VIRTUAIS dentro das proporções exatas. Busque o caminho do meio, que é o caminho do EQUILÍBRIO. Escolha melhor o que postar, quando postar, como postar. Meça melhor as suas palavras. Passe-as pelo filtro da razão e da oportunidade. Evite banalidades e comentários que possam ser vistos como provocação ou que possam parecer crítica gratuita. Aliás, não devemos ficar criticando, julgando ou condenando ninguém. Se pudermos ajudar alguém, ótimo. Se podemos contribuir positivamente, melhor ainda. Mas se vemos algo errado, muitas vezes é melhor SILENCIAR. Não me refiro a questões políticas, mas estou no campo mais da análise dos relacionamentos afetivos, de amizade, de trocas entre pessoas que querem CRESCER e AMADURECER. Então, é urgente que se caminhe com todo o cuidado dentro das estradas virtuais para evitar atropelamentos e acidentes indesejáveis na jornada. É preciso contribuir para que os caminhos sejam pavimentados com ÉTICA, RESPEITO e ADMIRAÇÃO por todos aqueles que de uma forma ou de outra entram para a nossa vida. Sejamos exemplares em nossa conduta. Temos tudo a ganhar e muito pouco a perder. Agindo assim, muitos relacionamentos deixarão de ser destruídos. Amizade verdadeira e companheirismo poderão frutificar, favorecendo a construção de redes sociais mais solidárias.Dignas de todos nós. Redes que se afastam cada vez mais das intrigas. Redes sadias que servem como cimento que une as pessoas de boa vontade, todos aqueles que sonham e que querem contribuir para que o mundo seja melhor e mais fraterno.

José de Castro
Enviado por José de Castro em 16/06/2012
Código do texto: T3727235
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.