Um pequeno ensaio sobre a pobreza cultural do povo brasileiro

Mas, afinal, o que é cultura?

Eu considero o conceito de cultura muito amplo.Temos a cultura de um determinado grupo, que vai desde uma família, geração,até grupos étnicos e países.

Temos a cultura religiosa, intelectual; a cultura da moda. Enfim, é um conceito que engloba uma imensa gama de opções.

Mas agora eu quero falar sobre a cultura intelectual mesmo,que vai desde a formação educacional, às artes, literatura,música, etc. Enfim, aquilo que no Brasil está deixando muito a desejar.

Se o funk é a cultura dos morros e favelas(hoje ocupando espaço até mesmo nas classes mais abastadas), que tem como linguagem algo que só podemos qualificar de baixíssimo nível ou de chula; se o pagode é uma distorção dolorosa do samba de raíz; se no lugar da música sertaneja antiga temos o pior do "breganejo"; é porque a cultura intelectual contemporânea está realmente um caos. Poucas pessoas ouvem Tom Jobim, Cartola, Chico Buarque, Osvaldo Montenegro, Leila Pinheiro, Zeca Baleiro, etc. Ia me esquecendo: que me perdoem os sofredores de plantão,mas Roberto Carlos é o fim da picada!

Bossa Nova, Jazz,Blues e Música Clássica então, nem pensar. Nem mesmo as nossas perfeitas Bachianas o brasileiro médio conhece. Mas dançar na boquinha da garrafa é hit de sucesso!

Cinema? Só os enlatados americanos. Nada contra eles. Eu adoro um filme policial, por exemplo. Mas e o cinema brasileiro? Quanto preconceito ainda existe. E nem só de "A mulher invisível" (divertidíssimo) vive o nosso cinema. Glauber Rocha é "hours concours". Mas temos coisas magníficas como Olga, Proibido Proibir, Os Desafinados, Pra frente Brasil, O homem da capa preta, Eles não usam Black-tie, O outro lado da rua, etc. E os europeus? Quantos conhecem Bergman, Antonioni, Win Wenders, Costa-Gravas, Roman Polanski, Denys Arcand, etc?

Teatro no Brasil é piada.Quase ninguém frequenta. Que vergonha!

Livros? Num país em que Bruna Surfistinha e outras pérolas do gênero viram best-sellers, o que se pode esperar do leitor? Quantos leram Oscar Wilde, Françoise Sagan (Bom dia tristeza e A cama desfeita são obras-primas), Lygia Fagundes Telles, Caio Fernando Abreu, Norman Mailer, Clarice Lispector, Truman Capote, Baudelaire, Simone de Beauvoir, Nélida Piñon e tantos mais?

BBB é a pior coisa de nossa TV. Existem os que pagam para ter acesso 24 horas por dia. E ainda colocam nosso maravilhoso repórter Pedro Bial para apresentar.

Bem, continuamos em um outro dia, pois por hoje já foi demais para mim.

Emar Vigneron

04 de julho de 2012 - 01:11 horas

Emar
Enviado por Emar em 04/07/2012
Código do texto: T3759396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.