A função da Guerra

Tantas são as vozes contra a guerra, contra a destruição, o morticínio de jovens soldados e de civis.

Mas as glórias da guerra estão sempre presentes. O mundo nunca teve um só dia de paz. O confronto se estabelece inevitavelmente que há que se perguntar, quais os benefícios da guerra, qual a sua função social? E mais ainda, será que em algum tempo nos livraremos definitivamente da guerra enquanto meio de gerir uma sociedade?

Sim, pois há sociedades que se organizam em função da guerra. A nossa, a brasileira, está afastada de guerras desde o século XIX. Participamos com um pequeno contingente da segunda grande guerra, em troca de algumas vantagens oferecidas pelos americanos e o efeito dessa participação sobre a sociedade da época foi exatamente o oposto do que o governo de então esperava: a ditadura de Vargas caiu e todos correlacionam isso com o retorno dos pracinhas e a necessidade de democratização após a derrota do nazi-fascismo. A figura política de Vargas, no entanto, sobreviveu e colheu alguns frutos políticos da participação bélica em 1950, ao ser eleito presidente.

Mas há sociedades que apenas se mantém coesas pela guerra. A sociedade americana seria a principal delas. A lista se suas participações bélicas, de suas conquistas no último século é deveras impressionante. Quais seriam os benefícios da guerra para a sociedade e economia americana? A resposta exigiria uma extensa análise, sendo que as principais vantagens seriam o estabelecimento de um inimigo meio abstrato que facilitaria a administração de conflitos sociais em função de um conceito de segurança externa e interna que justifique a autoridade do governo e inclusive um estado de necessidade capaz de pressionar os eleitores e o congresso a aprovar os atos de governo como sendo os melhores para toda a sociedade. As verbas destinadas à guerra ultrapassam as restrições, recursos são desviada de outros setores para financiar as despesas bélicas, toda a economia parece ser reativada em função das necessidades da guerra. Homens, que poderiam estar engrossando as estatísticas do desemprego ou do crime, são mobilizados e enviados para longe. Isso é melhor do que envia-los para as penitenciárias, a eles são dados treinamento, alimentação moradia em tempo integral. Aos mortos e mutilados são destinadas honras e pensões às famílias. Quer mais estupendo programa bolsa família do que este?

Outras sociedades que se formaram a partir das guerras incluem quase todos os países europeus, a Rússia, a China, os países do Oriente Médio, enfim, parece que a humanidade se formou pelas guerras e pela guerra se mantém. E que o terreno está propício a um conflito de proporções catastróficas.

Haverá outra alternativa? Espero que sim.