O Vaticano II: a representação de uma exploção de novidades e renovação tão grande que a Igreja ainda está se adaptando à sua proposta ecuménica

O Vaticano II representa uma exploção de sugestões pastorais e litúrgicas que têm um valor enorme para a sua inserção no mundo contemporâneo, sem os discursos moralizantes e radicais de fechamento a que estava antes acostumada por séculos.

A Igreja ainda está se adaptando à sua proposta ecumênica e pastoral, cujo alcance se assemelha à expansão dos evangélicos no mundo atual; isso em termos de entusiasmo e participação massiva de leigos e seus movimentos sociais à luz da doutrina social da Igreja.

É preciso cultivar uma imagem mais positiva e alegre, aberta e dialógica da Igreja, guiada pelo Espírito Santo na cátedra de Pedro.

Os escândalos recentes do Vaticano, o enriquecimento da igreja e seu luxo em alguns lugares e países, a pedofilia, a falta de entrosamento de fiéis com os sacerdotes, a centralidade exagerada de tudo nas mãos dos sacerdotes (poucos e alguns, com vontade pastoral de inserção na sociedade (muitos lugares sem padre, poucos leigos e até apenas idosos assumindo a igreja e cultos; alguns lugares se destacam pela animação e envolvimento dos padres e suas equipes na ação conjunta) têm distanciado alguns ou muitos cristãos da nossa Igreja, infelizmente.

Há exceções brilhantes e padres e leigos carismáticos que ainda levam à Igreja seu valor e irradiação evangelizadora, o que é bom para nós e para a sociedade.

O testemunho de bons cristão pode fazer a diferença como a luz nas trevas, com a orientação do Espírito Santo, o exemplo dos místicos e santos de todos os tempos.

Acredito que Jesus pelo Espírito, não abandona sua Igreja nas provações e nas crises de nosso atual momento histórico, que não é único e nem pior de outros tempos.

Neste ano de 2012, estamos comemorando os 50 anos do CONCÍLIO VATICANO II. Este se dentre 11 de outubro de 1962 e 08 de dezembro de 1965. Ele foi convocado pelo Papa Bem-Aventurado João XXIII. E concluído pelo Papa Paulo VI. A sua proposta significou uma renovação interna e uma abertura ao mundo moderno sem o moralismo e receio. A Igreja foi instigada à aproximação ecumênica com as igrejas históricas e a necessidade de diálogo com as igrejas ortodoxas, de diversos ritos. Por isso foi denominado ecumênico, como mostra sua encíclica Lumen Gentium e Gaudium et Spes. Ele propôs um maior engajamento dos leigos e cristãos diante dos desafios da fé no mundo industrial e pós-industrial. É um dos fatos mais marcantes da história da Igreja católica no século XX e que marcou toda a reforma dogmática, pastoral e litúrgica da Igreja. Segundo o Papa João XXIII, era urgente abrir as portas do Vaticano para evitar o mofo e a necessidade de superar as divisões internas do Cristianismo. O que nós une deve ser maior do que nos separa,como costumes, tradições, tendências, dogmas, doutrinas, etc.

Concílio é o conjunto de reuniões dos bispos do mundo todo em Roma. O primeiro concílio data dos Atos dos Apóstolos entre 80 e 90 d. C. Houve até hoje 21 concílios. O Vaticano I aconteceu em 1870.

FONTE: KLOPPENBURG, Frei Boaventura, OFM. (Introdução). COMPÊNDIO DO VATICANO II: constituição, decretos e declarações. Vozes, 1968. 743 p.

O SEMANÁRIO LITÚRGICO-CATEQUÉTICO O DOMINGO, Editora Pia sociedade de São Paulo (PAULUS), ano LXXX, REMESSA IX, 8/7/2012, Nº 33, 4 P.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 17/07/2012
Reeditado em 16/02/2013
Código do texto: T3783326
Classificação de conteúdo: seguro