cada um - Dia 16
Nunca se consegue escrever com total indiferença!
A total indiferença nem é o comentário que pensamos: "para esquecer"...
Toda a escrita é um comentário onde somos comensais, mesmo sem fome, o que é diferente de indiferentes. As diferenças: são as formas que uma mesma nuvem toma até não mais ser a mesma, evaporando-se azul no azul, juntando-se branca no branco, enegrecendo até ser chuva ou esquecida.
O comentário que faço destes "ensaios" é o que cada um faz de si mesmo, vai do tudo ao nada e são sempre um regresso ao mesmo: "para pensar"...
Quando passam, deixam a memória dos passos a seguir-nos à noite quando caminhamos ouvindo os nossos passos; agora perdidos no Silêncio, fazendo eco mesmo sem memória: memória.
Ruidosa, ou silenciosa, a escrita é um gesto que se materializa quando toca cada um...
R

Fevereiro - Dia 17
Hoje penso pegar em textos onde me ensaio... Deixo-os, como se cada um fosse um dia distinto e beb_o-o_s em pequenos golos, saboreando. Isto até ter um por dia, depois acabo. Largo o cabo da enxada das letras com bico de esfera, o teclado deixado de lado, o lápis, a grafite, a pedra...
Um hoje que foi pensado agora e não se resume a um momento se tiver vários momentos, hoje penso que se for necessá_rio... vou procurar um dia já Passado e volto com ele ao Presente. No fim do mês, faço coincidir esse "dia"... com o último dia dum mês que, este ano, ainda nem sei quantos dias tem: o que só acontece com este mês, Fevereiro.
2007 : 4 = resto 3, o próximo ano é bis_sexto
R

ano bissexto - Dia 18
Ano bissexto aquele em que todos os dias temos sexo, sexto sentido do tempo.!.
É o resultado duma operação matemática, para o calendário ter tantos dias quantos os dias em que dividimos o tempo.
É este texto onde o tecto é o céu, segura o sexo como quem passeia... de chapéu-de-sol ao sol, passando a chapéu-de-chuva à chuva (o mesmo chapéu).
Um ano bissexto, repete-se para o ano e acontece de 4 em 4 anos!...
De não sei quantos em não sei quantos anos, há ajustes que levam o mês de Fevereiro a ter dias diferentes: 27, 28, 29. O tempo também é convencionado, o que não é convenção na razão?...
Bissexto, 366 dias!
R

actoR - Dia 19
A caminho dum poema, ensaio os passos da prosa, imaginando a coreografia para os versos que se começam a formar até os transformar num todo.
O poema, o mundo à parte..., as partes (.) .!.

actoR

a caminho dum poema
ensaio os passos da prosa
imaginando uma coreografia

para os versos que se
começam a formar até o...s

transformar num todo se_du_tor
Assim

Palavras para quê!...
R

estou contigo - Dia 20
Um poeta é um poema, um homem é um bicho. Eu sou um bicho, homem. Quanto ao poeta que ambiciono ser? A ambição é um cio que não tenho, reconheço-o mais do que o conheço, pois deixamos de o conhecer quando o temos. Como o temo...
Ambicionaria ser poeta se, ser poeta, fosse alguma coisa de especial e é. O que tem de especial é que só é especial como vivência animal, a experiência social é de lastimável para lástima e não me interessa.
Isto conduz a um ciclo virtual sem nada de virtuoso, o animal é poeta e o poeta-animal é uma besta com cio de palavras. Transporto comigo esta sina sempre que consigo...
Seria poeta se quisesse, já vi que consigo. Estou contigo, prefiro imaginar na real idade!
O personagem sem margem, estou no Rir...
R

{em FEVEREIRO 2007
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/366284}
Francisco Coimbra
Enviado por Francisco Coimbra em 20/02/2007
Reeditado em 20/02/2007
Código do texto: T387561