Fingimentos Líricos
                                                 
Para os noivos da escritora.


     Permitam-me imaginar sua vida, comparando-a a um drama, onde haveria:
Dramaturgo: o Destino.
 

Tipo de peça: monólogo (fragmentado em mil diálogos, ou talvez uma simples ânsia de diálogos). 
     Nesse solilóquio, a personagem fala/dialoga e atua/age no palco para o seu público: todos os seres e coisas passeantes nos livros dela.  
     (E os leitores, e
mbora plateia longe, ouvem tais vozes, que confortam, consolam, afastam perigos e livram do mal, amém.)
 
Protagonista: a atriz Florbela da Conceição, que assume a personagem, encenando esse drama em um ato que foi sua existência, com tantas expectativas e vivências quanto intensidade, quanto entrega confiante.
 
Antagonista: o conjunto dos acontecimentos que a mantiveram infeliz, desprotegida, socialmente frágil, ocasionando o desfecho desesperador, do qual nem ouso falar.
     (Lembrando que um antagonista pode ser os Céus, os elementos da Natureza, a Humanidade, as peripécias de uma viagem ou o próprio protagonista (seus erros, dúvidas, imperfeições...).
 
     A tragédia, aí, se presentifica pelas paixões da moça, administradas cruelmente por um poder superior, hostil e adverso aos seus tímidos devaneios de mulher. 
     (Acresça-se o preconceito, o desdém, o despeito, a inveja com que a sociedade conservadora da época via uma pecadora sob diversos ângulos: escritora, emancipada, provocante, intelectual, excitante, moderna, otimista, fremente de vida, emoções e sensualidade...).
 
     A ação dramática (enredo, trama) se projeta nas cenas. Essa ação se torna verossímil e convincente, graças ao seu desempenho, sua atuação, sua interpretação, seu florescimento sobre-humano. E dela surge e irrompe o suspense, que prende a atenção dos expectadores e se transforma em catarse (o prazer literariamente sublimado).
     Tal ação (espetáculo cênico, fingimento lírico) corresponde à narração tensa dos seus estados de alma, livros afora...
 
     Como se percebe, o ciclo da arte teatral se cumpriu: exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho.
     Fim. 
     Aplausos!
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 29/11/2012
Reeditado em 01/12/2012
Código do texto: T4011557
Classificação de conteúdo: seguro