DESTINOS CRUZADOS

Este filme de atores opostos que se encontram num mesmo objetivo, mostra que as diferentes raças, religiões, educação, e até mesmo o aporte físico da cada um, que fazem à diferença, podem os unir, quando ambos têm um interesse comum.

Ousmane é uma figura de estatura alta, pra mais de 2,00 m., magro como um subnutrido, cujos ossos das mãos e da face sobre saem em sua pele negra. Seus cabelos e barbas longas mostram um fardo de algodão inatura. Olhos fundos e arregalados trazem o perfil de um primata. Caminha desajeitadamente apoiando a um vara-pau na mão esquerda, trazendo na outra mão uma pasta, aparentemente vazia. Sua profissão é a de guarda-florestal de uma espécie em extinção chamada osmolo. Deixa a sua África a caminho da Inglaterra, a pedido de sua ex-mulher, a procura de seu filho. Nada sabe a respeito dele, pois o deixou quando ele tinha seis anos. Possui uma foto dele num grupo de pessoas à porta de uma Faculdade em Londres. Professando a religião Mulçumana, vai à procura de uma Mesquita saber do paradeiro de seu filho Liam.

Contracenando, Sra. Sommers que vive em Channel Islands, no Canal da Mancha, ao Sul da França, pequena agricultora doméstica, colhe diariamente a sua produção para consumo comercial local. Sua filha havia deixado seu habita-te, temporariamente, para um curso em Londres. Havia dois meses e meio que não se falavam por telefone, mas, quando a mãe ouve o noticiário da TV que uma bomba teria causado acidente fatal com muitas mortes e transtorno local no transito, resolve ligar pra filha.

Deixa recado na caixa postal e retorna por varias vezes a ligação sem nunca obter retorno.

Sra. Sommers deixa então seu irmão cuidando do seu negocio, dos animais e da cultura e vai para Londres saber do paradeiro de sua filha. Chegando ao endereço dela, o proprietário do imóvel lhe da uma cópia da chave do apartamento e ela lá se acomoda como se sua fosse à moradia, e vai à procura da filha. Começa na Igreja Evangélica da qual confessa. Depois aos Órgãos Públicos.

Ela coloca fotos da filha na passarela do Metro com informação do numero de seu celular par quem a encontrar.

O Senhor Ousmane passa pelo local e vê a foto dela e a reconhece com uma das que seu filho se encontra. Liga pra ela e marca encontro na porta do Hotel onde ele esta hospedado.

Ela comparece ao local marcado passando por ele sem acreditar ser a pessoa com quem falou por telefone. Ousmane a interroga, ela decepcionada com o personagem fica indefesa. Ele estende a mão, mas ela se recusa e assenta ao seu lado. Ele mostra a foto ela reconhece a filha e sai com a foto sem pedir licença e vai a Policia.

Ambos se encontram na Policia, ela espera enquanto Ousmane é interrogado.

Nada sabe do seu filho. Em nada contribui para esclarecimento policial, sendo que a única coisa em comum entre o investigador e o Investigado é que ambos são Mulçumanos.

Os pais passam a se encontrar diuturnamente pelos mesmos motivos, e, suas diferenças passam despercebidas pelo interesse comum. Chegam a fazer teste de DNA para confrontar com os restos mortais do acidente. Mas não aguardam o resultado porque foram aquela agencia de viagem onde seus filhos haviam comprado passagem para Paris. Concluem que estão vivos e felizes em Paris. Nesta altura dos acontecimentos, ele foi tendo dificuldades financeiras e não podendo mais pagar seu hotel, aceita morar no apartamento dela. Ambienta-se facilmente e aceita um chá. Ela vai providenciá-lo e ele se acomoda exigindo que seja chá com limão, tomando conta da situação. Passa a noite, ela em sua cama ele no sofá.

Ambos na consegue dormir, ela imaginando que a filha não lhe responde as ligações, porque encontrou seu par de outra etnia, outro credo, e porque mudaram seus planos.

Ousmane fica pensando aliviado que não fora seu filho o autor de tamanho atentado.

Termina o filme com a chegada da policia informando que seus filhos foram mortos naquele atentado à bomba, segundo resultado do DNA.

Cada qual toma seu rumo.

São Paulo, 23 de março de 2012.

Chico Luz

Origem: Argélia, França, Reino Unido – 2009 – Drama. 87 min.

Direção: Rachid Bouchareb

Elenco: Brenda Blethyn, SotiguiKouyaté, Francis Magee, SamiBouajila, RoschdyZem, Marc Baylis, Bernard Blancan

Sinopse:Em Londres, dois estranhos se unem para procurar seus filhos desaparecidos,após ataques terroristas de 2005. Embora eles tenham sido criados em meio a duas religiões diferentes- eles vão compartilhar da mesma esperança de encontrar os filhos com vida.

Tema do Debate: A dor que revê o orgulho e o preconceito

Revisitar temas consagrados nas telas não é novidade ao diretor parisiense de família argelina Rachid Bouchareb. Ele já havia empregado os filmes de guerra para discutir a relação da França com seus imigrantes em Dias de Glória. Em London River - Destinos Cruzados (London River, 2009), é a vez de usar a temática, recorrente no cinema, dos estranhos que se conhecem e encontram forças um no outro durante momentos de tragédia.

Há produções diversas assim, das mais politizadas às mais românticas na história da Sétima Arte. Mas se em seu filme de 2007 ele se deixou levar pela indignação e embelezou demais o tema, aqui o cineasta apresenta um relato muito mais contido, estóico até, dos eventos que ocorreram em 7 de julho de 2005 em Londres.

Na ocasião, uma série de ataques suicidas sincronizados explodiu ônibus e metrôs durante a hora do rush daquele dia, parando a segunda maior cidade da Europa. 52 pessoas foram vítimas das explosões, causadas por quatro simpatizantes da Al-Qaeda que protestavam a intervenção inglesa na segunda Guerra do Iraque.

London River começa nesse mesmo dia, quando a interiorana, sitiante, Elizabeth Sommers (Brenda Blethyn), recebe as notícias pela televisão. Preocupada, ela telefona para a filha estudante que vive em Londres, que não atende o celular. Dias depois, ainda sem notícias, ela deixa sua casa para investigar. Simultaneamente, o guarda florestal muçulmano Ousmane (Sotigui Kouyaté), parte da França em direção a Londres. Ele havia prometido à esposa, preocupada com os ataques, que encontraria e levaria o filho, com quem também perderam contato, de volta para casa.

A Blethyn e Kouyaté é entregue a responsabilidade de guiar o espectador pelo caos que se seguiu nas semanas seguintes aos ataques. Eles caminham por uma Londres ora assustada, ora caridosa, em busca de seus filhos, descobrindo na jornada que nada sabiam sobre eles. A qualidade da atuação é o ponto alto do filme, especialmente a serenidade calada, que contrasta com seu visual, de Kouyaté, que ganhou o Urso de Prata pela interpretação de Ousmane e morreu em abril deste ano.

Bouchareb usa a história dessas duas pessoas para revisitar a dor da tragédia londrina. O diretor e roteirista evita elegantemente aspectos políticos e sociais, preferindo se concentrar no aspecto mais humano do ocorrido. Ao colocar os protagonistas como um muçulmano e uma protestante ele esbarra sutilmente no aspecto religioso, mas apenas para dar ao filme um certo tom ecumênico. London River é, assim, uma espécie de funeral artístico para as vítimas do ato terrorista.

• Sinopse

Londres 2005, essa é a história de Ousmane e da Sra. Sommers. Ambos são pessoas simples e vivem suas vidas comuns, ele na França, ela em Channel Islands, no Canal da Mancha. Ele tem um filho e ela uma filha que são estudantes em Londres. Em 7 de julho de 2005, sem notícias dos filhos, eles resolvem começar, juntos, uma busca pelos dois adolescentes. E embora eles tenham sido criados em meio a duas religiões diferentes - Ousmane é muçulmano e a Sra. Sommers cristã - eles vão compartilhar da mesma esperança de encontrar os filhos com vida. Eles colocam as diferenças culturais de lado e apóiam-se para continuar a busca e manter a fé.

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 17/12/2012
Reeditado em 25/10/2015
Código do texto: T4040055
Classificação de conteúdo: seguro