Megaeventos ou megaviolações dos Direitos Humanos?

Devemos saber que as Olimpíadas 2016 e Copa do mundo 2014, além de trazerem "orgulho" para os brasileiros, veem trazendo um quadro grave de perda de soberania, violações de direitos sociais e ambientais e flexibilização de nossa democracia.

Pois é...

Junto com as obras da COPA 2014, temos:

@ Não há transparência sobre o volume de gastos e a execução dos projetos;

@ Uma série de reforma sem transparência e nem participação popular;

@ O planejamento urbano fica completamente refém dos interesses de mercado;

@ Vem causando danos aos direitos trabalhistas;

@ A maquiagem (ou desfavelamento) atinge uma desumanidade absurda;

@ O processo de endividamento que o país passará, principalmente, depois da COPA;

@ muitas outras questões mais;

Fiquemos atentos: Obras de 4 estádios já foram condenados pelo Tribunal de Contas da União, que posteriormente, serão chamadas de "elefantes brancos"!

Enfim, "A Copa do Mundo no Brasil custará sete vezes (7 x) mais do que custou a edição na Alemanhã, em 2006." (Leandro Uchoas)

Nós, brasileiros emocionados com a vinda do megaevento COPA DO MUNDO, não descobrimos a dimensão desse evento (e de outros mais: Rio +20, Olimpíada, Jogos mundiais Militares, Copa das Confederações, Rock in Rio, etc) para o nosso futuro próximo ou distante! A violação dos direitos humanos já esta acontecendo, acompanhemos os outros problemas vindouros?

É função de cada pessoa não ser contra "o sediar de uma Copa do Mundo ou um megaevento similar", mas ter consciência da dimensão dos problemas a serem instalados e de que o Brasil precisa primeiro ter uma base estrutural melhor para aceitar e realizar tais eventos.

Espero que "Fuleco" não tenha seus direitos violados também e depois ter que aguentar a barra, ou melhor, a 'Brazuca de Ferro', sozinho!

"Balança Brasil, adoro te ver contente!" E não alienado!

Ediênio Farias
Enviado por Ediênio Farias em 21/12/2012
Código do texto: T4047351
Classificação de conteúdo: seguro