Ministério da educação

“Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.” Is 26; 9

Se alguém falar em incrementar a educação, seja um político, empresário ou, quem for, provavelmente receberá apoio unânime. Lato sensu, todos reconhecem a importância da educação e para a mesma abrem espaço. Agora, se decidirmos avaliar em quê ela consiste, possivelmente surgirão antagonismos vários.

Alguns consideram educado um sujeito gentil, de boas maneiras, um cavalheiro; mas, o tal, pode ser isso tudo, mandar flores a uma mulher, abrir a porta do carro para ela, e preparar-lhe a cadeira no restaurante, sendo essa a sua amante, não a esposa. Teremos assim uma educação de picos e vales, estilo eletrocardiograma; fineza de modos, e lapso moral. Um belo de um canalha.

Outros, esses a maioria, equacionam educação com conhecimento. Quanto mais estudo, mais educação. Tanto que pais chegam a premiar filhos com carros quando passam no vestibular; pois, estão em rota segura para um diploma, uma carreira. Tal educação tem a ver mais com os meios de ganhar a vida, com a arte de viver bem, educadamente.

Contudo, vimos outro dia, alguns diplomados em Ferraz de Vasconcellos, São Paulo, que fabricaram dedos de silicone para burlar o sistema de ponto digital e receber sem trabalhar, todos médicos. Novamente, o mesmo gráfico; conhecimento no pico, valores, decência, no vale. Refinados patifes.

Por fim, teríamos os que fariam uma síntese dizendo que conhecimento é dever do Estado ministrar; enquanto, educação, é assunto da família. Mas, se um pai der uma palmada no filho, corre risco de sanções estatais, afinal, o sistema é cioso dos direitos, sem conhecer ou demandar os deveres. Desse modo, o Estado está assumindo para si, o papel da educação desde a infância. Pelo menos, tolhendo que um pai eduque seu filho como bem lhe parecer.

Outro dia assisti no Jornal da Record um “menino” de 17 anos, com quase dois metros de altura que deu um soco na boca de uma professora de 71 anos, e a deixou sangrando, no interior de SP. Ele não pode sofrer nada, afinal é de menor; o Estado protege seus direitos. A professora que se dane! Interessante essa lógica onde os “direitos humanos” laboram sempre em prol de quem não cumpre deveres.

Logo, o que é a educação então? De quê, ela é feita? De um somatório de tudo isso.

O impregnar valores morais e espirituais em casa, mediante exemplo e ensino; o exercício da polidez nas relações interpessoais, e por fim, a aquisição do conhecimento. Dar apenas conhecimento sem barreiras morais seria como armar a um marginal.

Claro que o caldeirão cultural em que estamos inseridos, acaba sendo molde também; aquilo que é socialmente aceito, incentivado, divulgado, penetra fundo, mais que ensinos, até.

Onde encontraríamos um sistema educacional que contemplasse isso tudo?

Bem o texto supra do profeta Isaías tem a pretensão de que nos juízos de Deus, os seres humanos aprenderiam justiça; será?

Sobre relações interpessoais, diz o seguinte: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Rom 12; 10

Em relação aos mais velhos; “Diante das cãs te levantarás, honrarás a face do ancião;” Lev 19; 32

sobre filhos; “Vós, filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.”Col 3; 20

sobre pais; “Vós, pais, não irriteis aos vossos filhos, para que não percam o ânimo.” Col 3; 21

sobre empregados: “...obedecei em tudo aos vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.” Col 3; 22

sobre patrões; “Vós, senhores, fazei o que for de justiça e equidade aos vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos Céus.” Col 4; 1

sobre autoridades; “...é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.” Rom 13; 5

sobre o conhecimento, vaticinou sua difusão como natural; “...muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Dan 12; 4

Alto lá! bradará alguém; você está pretendendo que se ensine a Bíblia nos colégios? Isso é religião, assunto de igreja.

Certo, infelizmente a maioria das igrejas já não ensina essas coisas, afinal “descobriram” na Bíblia um manual de ganhar dinheiro. Ninguém protesta, contudo, se a absurda teoria da evolução segue ensinada como ciência, afinal, mesmo absurda é indolor, enquanto a Palavra de Deus nos responsabiliza.

Então, seguiremos com nossos eletros... “educados” pelas novelas e BBBs, recusando a profilaxia da alma e deplorando a decadência moral... semeando espinheiros, e lamentando porque não nascem flores...