Basta alguém falar em Educação Infantil para lembrarmos das imagens coloridas,gente miúda cheia de energia embalada ao som de música e divertidas brincadeiras.
Esta fase nos remete sempre ao ensino com diversão,ou pelo menos deveria ser assim!
Ter o prazer em ensinar para despertar no outro o prazer em aprender.
Iniciar os pequeninos na vida escolar é algo simplesmente gratificante,porém, de grande responsabilidade para os professores.Eles devem ter a consciência que as experiências as quais a criança é exposta trará influência direta ou indirtamente na vida dela.Traumas,requalques e distúrbios da aprendizagem podem ser desencadeados por um simples gesto de um adulto que não desenvolve uma relação salutar com seus alunos.
É uma grande tarefa cuidar destas sementinhas que se regadas com afinco,darão lindos frutos no futuro.Devíamos sempre ter a postura de humildade diante das classes de Educação Infantil,uma vez que, a criança nos ensina em pequenos gestos no dia-a-dia na sala de aula a verdadeira grandeza da vida: A sinceridade,associada a criatividade ,a curiosidade delas nos confere uma possibilidade de crescermos enquanto profissional e acima de tudo, enquanto ser humano.
Quando observamos, o interesse da turminha nas atividades desenvolvidas, e sua motivação para aprender ,saberemos se estamos em sintonia com ela.O professor precisa estar atento para estas questões,pois,elas,funcionam como um termômetro em sala de aula.
Nada mais encanta uma criança e lógico o professor comprometido, do que  a possibilidade de aprender  através do imagin[ario,da associação do conteúdo á vivência de maneira descontraída.Nada traz mais satisfaçaõ a um pequenino do que poder aprender com diversão.Isto o estimula a voltar para a escola ,pois,o novo dia representa a possiblidade de encontrar algo gostoso para fazer em companhia daqueles que a criança gosta de estar.
Alguns professores em  sua arrogância podem acreditar não ser mais necessário atualizar-se para poder trabalhar com estes alunos.Que tudo é a mesma coisa.Que basta ter a formação acadêmica,ou mesmo apenas saber o básico para  exercer suas funções.Leso engano.Trabalhar com Educação Infantil é comprometer-se a cada dia ,estar sempre disposto a descortinar as impossibilidades,atribuíndo prazer e emoção em aprender com quem está ali para ser ensinado.
Crescer profissionalmente,não deveria estar associado apenas no foco limitado dos certificdos,titulações,mas sim,no comprometimento real de que o seu trabalho irá influenciar a formação de um futuro cidadão.Que aquilo que é semeado hoje será colhido por certo no pomar da vida.


Aos meus caros colegas da Educação Infantil,meus parabéns por ter abraçado esta missão tão nobre.
Muita paz e luz para todos vocês!!


Ana Lúcia Mendes dos Santos Sampaio( Clara Fênix)