história da arte( estudo dirigido)

1)Para Bazin, como teria nascido a historia da arte e o que teria sido seus primeiros desafios?

1) Para Bazin, a História da Arte nasceu do orgulho dos florentinos e os seus desafios foram o Cristianismo, que era teocêntrico, e a pouca consideração pelos artistas, herança da Antiguidade.

2)O que tiveram de vencer para considerar o artista uma pessoa ilustre?

2) Para colocar os artistas entre os "homens ilustres" tiveram de vencer o teocentrismo, que colocava Deus, não o homem como agente da História.

3) A quem François Chattelet atribui o nascimento da Historia, e por que?

3) Segundo Chattelet, Heródoto foi o autor do nascimento da História, porque seu povo, o grego, foi além do mito, subistituindo as narrativas

fantasiosas por relatos históricos.

4) Porque o homem da Idade Media vivia fora ou acima da historia?

4) O "homem" da Idade Média vivia fora da História porque ele não se considerava o agente da História, que era só Deus.

5) Porque o artista nao era socialmente aceito e o que pensava Villani sobre os artistas?

5) Os artistas não eram socialmente aceitos porque seus trabalhos eram considerados servis, mecânicos, rústicos. Em contraponto as artes liberais, que segundo Villani, desenvolvem sua arte por via do estudo e do saber, enquanto os primeiros aprendem unicamente com o gênio e a memória.

6) O que pensavam os filosofos medievais sobre a beleza das imagens e o que o papa gregorio magno atribuiu à operaçao artistica?

6) os filósofos medievais pensavam que a beleza das imagens era um reflexo da beleza invisível, que reside em Deus. O papa Gregorio Magno atribuiu à operação artística à função educativa.

Qual a contribuiçao de dante, Bocaccio e Petrarca para a historia das artes plasticas?

7) Dante, Boccaccio e Petrarcafizeram elogio a Giotto, um grande pintor.

Por que treia sido exultante viver no Quattroceno?

8) Teria sido exultante viver no Quattrocento porque nessa época o homem ocidental estava se libertando dos grilhões da idade Média e se colocando no centro do mundo, lugar antes ocupado por Deus.

9) o q aconteceria com a historia e quais as consequencias para a atualidade?

9) A História no Quattrocento retomou seu curso, interrompido na Idade Média, empreitada da qual se revelaria prejudicial alguns séculos mais tarde.

10)Escreva sobre Leon Battista Alberti:

10) Leon Battista Alberti foi a maior figura do Quattrocento. Nascido em uma família Florentina exilada em Gênova, recebeu educação privilegiada e escrevia tão bem em latim que fez passar um poema seu escrito nessa língua por um poema antigo. Escreveu sobre questões matemáticas e artísticas como também sobre assuntos sociológico, além de se tornar um dos maiores arquitetos de seu tempo. Em seu "Tratado de Família" exprimiu seu ideal: para ele a ordem humana corresponde à ordem universal, e o papel do ser humano é se tornar universal, possuidor de todas as ciências.

11) Quem foi Vasari?

11) Giorgio Vasari era um italiano que aprendeu em Florença o desenho e a pintura com Michelangelo. Além de ser exímio arquiteto, foi sob seu impulso que se ergueu a primeira academia artística.

12) Qual a importancia das academias para a individualidade dos artistas?

12) A academia foi favorável para a individualidade do artista porque ali ele era livre para se tornar o que quiser, sem ficar sob a sombra do mestre.

13) por que as primeiras Academias do seculo XV foram filologicas?

13) As primeiras academias foram filológicas porque estudavam as origens da arte, assim como a filologia estuda a origem das palavras.

14) Quem disse que A "UTILIDADE POR SI SÓ, DIMINUI A NOBREZA"?

14) Foi Vincenzo que escreveu tal frase, no seu tratado das proporções perfeitas, na qual o desenho é considerado nobre justamente por não ter utilidade. Essa era sua definição de nobreza.

15)Mesmo considerando que nao tenha sido demasiado file em seus escritos, qual a importancia dda obra de Vasari?

15) A obra de Vasari é importante porque ele considera a pintura e escultura filhas do mesmo pai, o desenho, afirmando que ambas tem o mesmo valor, discussão essa que vinha desde a Idade Média.

16) Quando "Renascimento" foi empregado pela prima vez?

16) A primeira vez que a palavra Renascimento foi usada em um texto foi no séc. XVI, com Vasari.

17) o que o autor considera "uma das contradições intimas do renascimento?

17) Uma das contradições do Renascimento é que seus contemporâneos não viam salvação na arte fora do paganismo, mas em contrapartida não viam salvação da alma fora do cristianismo(!)

18)Que descobertas marcaram a concepçao que se faz então da arte romana?

18) A descoberta de "Apolo do Belvedere" e do "Laocoonte" marcaram a concepção da arte romana.

19) Quem é considerado pelo autor como aquele que superou os proprios antigos?

19) Quem superou os próprios antigos foi Michelangelo.

20) Quando tivemos a reabilitacao da arte gótica?

20) No séc. XVIII que houve a reabilitação da arte gótica.

12/04/13

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 10/05/2013
Código do texto: T4282989
Classificação de conteúdo: seguro