Resumo Bíblico Interpretativo: Hebreus - Vida no amor de Jesus

Vida pela Graça

Graça e Paz queridos,

bíblia em mãos (pra quem tem) e para os que não tem, todos os versículos podem ser achados na internet.

Referência: Livro de Hebreus

Considerações:

É sempre importante ler A palavra pois esse é apenas um resumo-interpretativo com linguagem simplificada para que seja fácil o entendimento.

Não foram usadas referências de todo o livro, portanto, para estudos detalhados, leia a Bíblia.

Mensagem: Através de Jesus, vivemos pela Graça e pelo Amor, não mais pela Lei e sacrifícios como no tempo de Moisés.

A grandeza de Jesus (Hb 01: 04-05; 11-12; 14)

- Ele é o filho de Deus, feito a Sua imagem e semelhança e superior aos anjos.

- Estes por sua vez, são seres de Deus que nos ajudam rumo a Salvação por meio da crença em Jesus, portanto, eles não nos levam a salvação.

A importância de Jesus (Hb 02:2-3; 5-8; 8-14)

- É o amor Dele que nos livra da ira de Deus contra nossas transgressões e desobediência.

- Se estamos agindo de acordo com a Palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus, estamos destinados a Reinar no Céu ao lado de Cristo.

- Deus nos ama tanto, que em sua misericórdia, enviou Jesus para sofrer e morrer na Cruz a fim de que fossemos libertos do pecado e para que Ele se tornasse Senhor sobre a Vida e a Morte através da Sua ressurreição, pois através dela, ele nossa salvação e liberdade foi "comprada"

- Ele sofreu em carne, para que quando estivéssemos sofrendo também, nos lembrássemos d'Ele e termos certeza de que não estamos sozinhos não importa a prova ou a dor pela qual passamos

Sobre Jesus e Moisés, a Graça e a Lei (Hb 03:3; 7-11; 05:1-5

- Jesus é filho de Deus, Moisés foi escolhido por Deus. Jesus portanto é superior a Moisés, sendo assim, o Amor e a Graça maiores do que a Lei.

- Não devemos nos comportar como o povo de Israel e provar/tentar a Deus pedindo sinais do seu amor e misericórdia, pois esse comportamento sinaliza falta de fé, falta de fé endurece nosso coração e com o coração endurecido não nos diferenciamos do mundo e caímos em pecado, e Deus não habita no pecado.

- Sacerdotes e profetas foram homens escolhidos por Deus para levarem a Sua palavra.

- Eles orientavam e mostravam como percorrer o caminho para Deus, mas, por serem homens, acabaram falhando.

- Eles foram escolhidos por Deus, mas não tomaram para si as glórias de Deus, assim como Jesus, mas Ele a recebeu de Deus.

"A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não sua realidade. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar" 10:1

Como e por quê recebemos a Graça de Deus (Hb 04:1; 04:14-16)

- Mesmo com a desobediência do povo (na Lei) por Amor e misericórdia Deus nos prometeu salvação. Ora, somos seus filhos e Ele como pai não nos quer afastados, mas ao contrário, Ele deseja que recebamos bênçãos e liberdade do pecado e da morte, por isso enviou Jesus.

- Cristo não é apenas mais um Sacerdote ou um profeta pois se fosse assim, Ele teria cedido aos pecados e as tentações, mas por ser Filho de Deus, Ele os venceu para se tornar um referencial para nós, nossa fé e direcionamento devem, portanto, ser Nele.

A importância e como aceitar a disciplina de Deus (Hb 12:1-4; 7-12; 17:24)

- Devemos então, assumir o nosso amor a Jesus, lutar contra o pecado que nos envolve diariamente e seguirmos na corrida da perseverança e das obras com foco Nele e na Palavra.

- Tendo em mente que, com alegria, Ele foi zombado, apedrejado e Crucificado por nós pelos incrédulos, tudo o que ele pede (Ele pede, nunca obriga) é que a gente se arrependa, creia e compartilhe do Seu amor, porque Ele sabe que nós não chegaríamos ao ponto de derramar nosso sangue por Ele assim como Ele fez por nós.

- Aprendendo a aceitar as dificuldades e as quedas com resignação, disciplina e fé, entendemos que todo pai disciplina seu filho e Deus é pai do nosso espirito e nosso criador.

- Pais biológicos nos disciplinam até certo ponto da nossa vida, mas a disciplina de Deus é diária, por que esta, nos permite colher o fruto da Justiça e da Paz.

- Com o foco em Cristo, quando disciplinados, nos tornamos fortes ao invés de fracos

- Graças a Jesus não seremos Disciplinados tal qual o povo de Israel no Velho Testamento

"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor" 12:14

Como praticar o Amor de Cristo e direcionar a Fé (Hb 13:20-21 e 7-17; 12:15-16; 13:1-6)

- O poder da Sua ressurreição nos capacita a levar a Palavra e a agradá-Lo.

- Honrando e obedecendo aos nossos líderes com foco e espelho em Jesus, assim, praticando o Seu caráter estaremos aptos a levar o Seu amor para que não conhece, suportando chacota e afrontas, pois Ele as suportou por nós.

- Como Jesus o fez com os discípulos, devemos cuidar e orientar uns aos outros, assim, além de estarmos direcionados estaremos sempre amparados para não cedermos às propostas do mundo.

- A medida que praticamos o caráter de Cristo, estreitamos nossa comunhão com Deus e a Sua presença e poder estarão cada vez mais presentes nas nossas vidas.

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" 11:1

Louvar a Jesus, estar sob autoridade da nossa liderança, abrir nosso coração para os conselhos do Espirito Santo e testemunhar o que o amor de Jesus fez por nós, são essenciais para o nosso crescimento espiritual.

Tenha sempre em mente que viver Jesus e o Seu amor não é uma fórmula mas um exercício diário de fé, estudo, esforço e renúncia de hábitos antigos.