Saudades

Sinto sua falta.

A saudade me assalta repentinamente. Não sei dizer porque justamente agora, nesse instante.
As vezes ao dirigir o carro ou naquele momento em qual tranco a porta da casa ou enquanto lavo a louça.
Não posso dizer que vivo num permanente estado de tristeza, mas nesses momentos especiais, fico com meu coração apertando, sentindo a distância, a saudade, a finitude e a impermanência de tudo que há na vida.
Estávamos vivendo muito longe uma da outra durante seus últimos anos e ainda assim estávamos próximas, pois eu ligava todos os dias, isso era nossa rotina e nossa tradição.
Com você eu podia falar horas no telefone, as conversas eram variadas....artistas, família, os livros mais novos que você leu, um pouco de política, suas aventuras e lembranças do papai, um pouco de fofoca ....eu sinto tanta falta disso que me pego indo em direção ao telefone pra ligar, embora sei que no lugar em qual você está, não há qualquer meio de comunicação ... mesmo com toda nossa tecnologia moderna !
Você me fazia sentir criança ainda, embora já fazia muitos anos que eu não podia mais me considerar uma, mas na sua casa, eu voltava a ser.
Você corria para me mimar um pouco e eu podia fazer o que queria, assistir TV, conversar, dormir na rede e comer meu lanche preferido que só você sabia fazer daquele jeito e com aquele sabor.
Ate brigar um pouco, a gente brigava....
Mas o que deve ficar bem claro : Nossas brigas eram por bobagens e a gente ria um bocado ainda na mesma hora....você fazia um beicinho e eu não aguentava ficar braba....as vezes era vice-versa e quem fazia o beicinho, era eu ! Tudo terminava num abraço, como deve ser.

Nem tudo na nossa relação mãe e filha eram rosas e nem podia ser diferente, já que você travava uma batalha árdua durante anos da sua vida, contra um demônio que te atormentava constantemente...o álcool.
E apesar do fato, que essa batalha trouxe uma nuvem negra que assombrava nosso relacionamento, posso afirmar que não havia mais mágoas em relação a isso. O carinho e o grande amor que você emanava, compensava as faltas que você cometeu e mesmo com todo tipo de dificuldade, você me fez aprender muitas lições de vida.

Assim aprendi a ser realmente tolerante, porque você me mostrou o que isso significa na vida real e não apenas na teoria cinzenta de um livro de sociologia, nem você precisava de citar filósofos ou Freud....você simplesmente foi o exemplo vivo do significado da palavra!
Você me mostrou o que é fraqueza e também como é possível surgir força nos momentos mais inesperados.
Tentando proteger você de você mesma, eu aprendi a ser uma protetora e também a me preservar.
Aprendi a não me deixar abater muito fácil por nada que acontece mantendo meu bom humor, porque sei que o riso as vezes é aquele pedacinho que impede você a perder a sua sanidade...rir de todo coração, da circunstância, da adversidade e de você mesmo é um santo remédio!
Aprendi que respeito mútuo é uma questão de esforço. O respeito necessita de conquista, ele não aparece do nada ou por nada.
Aprendi que sempre há um futuro e que ninguém permanece o mesmo para sempre. Hoje eu sou uma, amanhã serei outra e a única coisa que podemos fazer é, tentar melhorar.

Sempre nutri um certo orgulho de você , misturado com uma pontinha de tristeza por ver, que você não se realizou da maneira que podia ter sido. Sua carreira como artista que você largou, por exemplo.
Mas mesmo que você não realizou todas as suas metas na vida, muito permaneceu e passou para outra geração, seus talentos continuam presentes na nossa família e você certamente curtiria saber, que pelo menos uma das suas netas usa seus vestidos num palco e estuda os mesmos papeis das mesmas peças que você gostava e apresentava....
Você igualmente acharia graça em saber, que todos nós temos saudades da sua torta de maçã, dos seus pães com tomate e cebola, suas panquecas e saladas de batata e tomate, que só você temperava daquele jeito.

Sentimos todos a sua falta !
Falta das brincadeiras, das conversas, do seu amor, do cheiro do seu perfume, da sua comida deliciosa, da sua cabeça dura e as discussões que isso provocava, do seu grito de guerra: " a vida é bela!", das suas opiniões, da sua forma carinhosa de tratar a todos, dos pacotinhos que você dobrava das notas de 2 Reais para em seguida distribuir para os entregadores, do correio, do gás, das compras e de outros prestadores de serviços, mendigos e pedintes, da sua gentileza com quem quer que fosse....você era especial.

Não pude estar com você nas suas ultimas horas, nem eu e nem você sabia que o tempo estava se esgotando. Por mais que se sabe que o fim está sempre presente, a maioria de nós não vive nessa consciência permanente, ou pelo menos pensamos isso só em relação a nós mesmos....os nossos amados são imortais, ou pelo menos deveriam ser! O seu fim me pegou de surpresa e creio que ate você nem imaginava que isso estava acontecendo. Você assim teve o que você queria : nada de longos sofrimentos, algo rápido, a queda da cortina no meio da peça...
Sobraram as boas lembranças e sua presença passiva nas coisas que você deixou para trás.
A saudade está aqui e não vai embora, porque sua presença foi marcante e isso não é algo que todos conseguem .
 
NinaMiroca
Enviado por NinaMiroca em 17/07/2013
Reeditado em 28/07/2013
Código do texto: T4390755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.