DA ÉTICA: (mera divagação)
É dos ensinamentos dos mestres que aprendemos o que seria um comportamento ético e se respeitasse as chamadas regras do jogo social, nessa atual sociedade chamada moderna em que se vislumbram ensinamentos dos maiores e melhores pensadores de todas as épocas. Difícil, quase impossível conciliar na atualidade em que vivemos onde o individualismo predominantemente ocupa papel de maior grandeza e onde o imaginário popular chega a delirar por uma sociedade consumista e ao mesmo tempo materialista.Aí, a “ética” e a “moral” são subtraídas da vontade geral, ressalvadas parcas exceções, para dar lugar ao chamado mundo igualitário e do bem comum,quase sem regras e pudor...
Assim sendo por longos anos e até o presente momento ainda encontra no inconsciente coletivo popular a chamada “Lei de Gerson”, que propagava  : “ter ou levar vantagem em tudo”.
Assim se comportam as pessoas quase igualitàriamente em diferentes campos de atividades,nas mais diversas áreas de atuação, onde o chamado “bom senso” e ou “equilíbrio mental para o bem” quedam-se ante a voraz e inqualificável voracidade do ganho pelo menor esforço ou a trapaça como forma de agir supostamente dentro dos limites permissíveis dessa sociedade desigual, despreparada para a reflexão , ao conhecimento e/ ou erudição para dar lugar ao “imediato” e o desenlace a qualquer preço dos fatos e acontecimentos . Essa sociedade de hoje- onde se encontram cotoveladas entre si as construtoras e imobiliárias- na ânsia do ganho imediato e fácil, cooptar pessoas de bem, mas despreparadas e não vacinadas para se comportarem nesse mar sujo de grande ambições de todas as ordens, inclusive a imobiliária, que se confunde com o grande sonho da chamada “casa própria”, que no meu entender e demais pensadores, seria o "tumulo em vida"....Quantas estão complicadas em processos de licitação nas obras governamentais,com vultosas somas e superfaturamentos! O consumismo é a regra.O resto é exceção...assim "dia da criança","dia da mãe","dia do pai" e por aí vai...
Ocorre esse fenômeno pela amplitude da mídia e dos mercadores, dentro de um mercado cruel de intolerância aos menos desprotegidos. Nem mesmo podemos comparar com o câncer, pois ele se dá no Nordeste, no agreste e sequer as empresas lá vão, porque em Quixadá não lhes dá oportunidade de maior riqueza.Preferem grandes centros e obras faraónicas e outras mais onde o chamado PIB é sempre superior à média nacional. É a lei do mercado.É a lei do leão. Não é a lei do cão,porque este não conhecendo dinheiro ainda é o “maior amigo dos homens”....
Nietzsche não viveria um minuto na sociedade de hoje, já que não agüentou o seu tempo....mas bom é lembrar de Atenas,onde floresceu o gênero trágico,é,na tragédia,a referência cívica por excelência,e,reconstituída em seu tempo, a democracia ateniense  aparecerá como o regime que foi mais longe na redução da distância entre os cidadãos e os outros....(Nicole Loraux, in “A Tragédia Grega e o Humano”, in ÉTICA,Companhia das Letras, pg.17,2ª. Reimpressão.)
DA ÉTICA