SETE PENSAMENTOS NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO XXI

1. A criança deve ser incentivada, motivada, preparada para leitura e escrita. Assim, as séries iniciais são de extrema importância. Pois, os resultados dos adultos mal formados têm forte relação com sua formação inicial; formação essa que muitas das vezes nem existiu na prática.

2. É necessário inculcar nas crianças os questionamentos, pois, já se provou que questionar não é guerrear, mas apenas construir respostas certas para elementos certos. Não se vale mais dizer às crianças que no Brasil não tem terremoto porque temos muitas formigas; mas dizer placas tectônicas (sinais) que não se chocam no Brasil, por isso, não tem tal efeito geográfico.

3. Preparar os alunos para perceber as múltiplas linguagens que o cerca na sociedade global. De uma simples placa de “pare” até “um cone de sinalização coletiva” ou “EPI”. Assim, o aluno deve identificar as linguagens: verbais, não-verbais e mistas inseridas no seu cotidiano.

4. Conduzir as crianças para um mundo pautado no diálogo e no respeito ao próximo. Estabelecendo como moeda de troca a conversação na busca de um denominador comum: razão. Dessa forma, moldaremos cidadãos mais conscientes e respeitosos de seus direitos e deveres. Assim sendo, uma sociedade mais consciente tendencialmente a violência e o crime arrefecerão.

5. A educação não deve ser isolada, pois sua construção parte de uma vontade da sociedade. As crianças devem entender que os meios de comunicação fazem parte da educação, porém, o que devem saber acima de tudo é avaliar a informação veiculada nesses meios. Pois, o não saber avaliar pode torná-los alienados e induzidos a fazer várias coisas que, de fato, não deveriam fazer ou não tinham necessidade de executar. Por isso, devemos torná-los cidadãos esclarecidos (Kant sobre o esclarecimento das coisas).

6. É ignorância querer ignorar o uso das novas tecnologias. Pois, elas nos permitem acessar milhões de informações com poucos cliques. Estamos na era da informação e tentar lutar contra isso é suicídio em todos os lados. Por essa razão, os alunos não devem ser afastados desses meios; logo, devemos incentivá-los a explorar e construir conhecimentos por meio das plataformas digitais.

7. Um dos pontos mais importante que se deve abordar: o trabalho em grupo. Pois, ele consolida todo um trabalho pedagógico, além da preparação social e profissional. Dessa maneira, a sala de aula, depois da família, é o local onde aprendemos a direcionar habilidades e competências. Dessa forma, o aluno aprende a trabalhar com o coleguinha, independente de sua cor, credo, orientação e deficiência. A união de grupos nas escolas é fundamental para construirmos crianças que saibam no futuro trabalhar numa empresa, viver num determinado grupo social e conviver com as diferenças.

GEVERSON OLIVEIRA
Enviado por GEVERSON OLIVEIRA em 02/11/2013
Reeditado em 02/11/2013
Código do texto: T4552827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.