As cruzadas e sua importância na história da Europa

Alessandro Barreta Garcia

É a Igreja (em conjunto com o Império, sobretudo o de Carlos Magno) que desenvolve nos bárbaros um sentido de união, identidade, espírito nacionalista e territorial. A importância disto é a própria sobrevivência da unidade europeia, da legitimidade do povo frente o estado anárquico no qual se encontrava após a queda do Império Romano. A Espanha conheceu muito bem essa importância e esse sentimento. É nesse cenário que a Europa se reconstrói, e que sobrevive até hoje.

Nesse aspecto, as cruzadas foram importantes por vários motivos, entre estes é que elas representaram a união de um povo em direção de algo comum, o amor por Deus e uma vida pautada na caridade e na virtude religiosa.

Muito bem, se esta é a realidade. Por que em meio ao amor, religiosidade e caridade se daria uma guerra?

Uma das maiores justificativas para uma guerra é a promoção da paz (ARISTÓTELES, 1985). Se a guerra almejar a paz, ela se justifica na visão do filósofo estagirita. Este espírito de justiça se alinha ao espírito de cuidar dos mais fracos, algo de extremo valor entre os cavaleiros medievais.

Barthélemy (2010) discorre da seguinte forma:

Segundo o profeta Isaías (XXV, 4), Deus “é a muralha do fraco e do pobre”. Ele protege a viúva e o órfão, cujas lamentações atiçam Sua cólera: ele mata seu repressor. No século VI, são os bispos cristãos que imitam esse tipo de Cavalaria de Deus e reivindicam (como no concilio de Mâcon 587) esse papel de defensores dos fracos (BARTHÉLEMY, 2010, p. 75).

Essa união de espírito religioso com o espírito guerreiro é uma das maiores relações encontradas na formação dos templários. Desde Carlos Magno que a cavalaria exerce papel fundamental nesse processo. Os nobres assumem esta tarefa, e a justiça se estende na proteção dos oprimidos.

Afinal. O que é uma guerra justa?

Woods Jr (2008) apresenta várias saídas para esse impasse. Remete-se a Santo Agostinho que apresenta uma guerra justa quando ela se opõe a uma injustiça, quando o agressor impõe sofrimento para um homem bom. Descarta a desforra como motivo da guerra, assim como justificativas provenientes das paixões humanas. Santo Tomás de Aquino justifica a guerra a partir de três pontos; decisão do soberano; causa justa, e que vise promover o bem. No último caso, parece-me uma extensão do que o próprio Aristóteles, seu inspirador, já propunha na antiguidade. Aqui se finaliza este assunto, ao menos, para justificar a guerra no devido contexto histórico que ela ocorreu.

Vamos aos fatos. Por amor, devoção, religiosidade, caridade, lealdade, entre outros adjetivos, os cristãos a partir do século IV já se direcionam a terra santa. Isto, graças a Helena mãe de Constantino o imperador cristão (DEMURGER, 2002). Helena descobre a verdadeira Cruz e o imperador constrói uma basílica ao lado do edifício que abrigava o sepulcro de Cristo. Logo, do século IV em diante a peregrinação era constante. No século VII, em 638, devido à conquista dos muçulmanos estas visitas passam a ser monitoradas e problemáticas. Voltam a ocorrer livremente em decorrência do bom relacionamento entre o imperador Carlos Magno e os muçulmanos. No século XI, o “califa louco” al-Hakim (1004-1014) rompe com a tradição das peregrinações ao oriente. Após 10 anos a peregrinação retoma sua normalidade, e alcança sua idade de ouro.

Giordani (1984) assinala que as reconquistas bizantinas entre os séculos X e XI é que tranquilizaram a estadia dos cristãos nesse período. Entretanto, exércitos turcos adentram os territórios muçulmanos e reiniciam um embate contra os bizantinos. O sultão Alp-Arslan toma bizâncio, esta seria a justificativa para as cruzadas, ou para retomar o livre acesso a Jerusalém, pois, o Império cristão do Oriente já demonstrava sua fraqueza e não poderia mais proteger a cristandade. Nesse sentido, o papa Urbano II conclama os fieis em 1095.

Segue abaixo tal conclamação segundo Foucher de Chartres:

Que se dirijam portanto ao combate contra os Infiéis – um combate que vale ser travado e que merece um desfecho vitorioso – aqueles que até aqui se entregavam a guerras privadas e abusivas, para grande prejuízo dos fiéis! Que sejam doravante cavaleiros de Cristo aqueles que não eram senão bandidos! Que lutem agora, de todo direito, contra os bárbaros aqueles que se batiam contra seus irmãos e seus pais! (DEMURGER, p. 23, 2002).

Tal pronunciamento obteve grande impacto, e logo em 1096 uma massa gigantescamente eclética partia para o oriente. Entre estes, muitos cavaleiros é claro. Seguia, portanto a cruzada popular, posteriormente a dos barões e logo após uma série de novos contingentes. A cidade de Jerusalém foi tomada em 1099. Iniciam-se assim as chamadas cruzadas. O termo cruzadas segundo Giordani (1984) pode ser compreendido por uma expedição que visava à libertação e defesa do Santo Sepulcro. São oito as principais.

Como se formou a ordem dos templários durante as cruzadas?

Do bairro onde se localiza o Santo sepulcro é que a ordem militar se concretiza. Homens de armas, cerca de 30 cavaleiros iniciaram a ordem dos templários, Estes permaneceram após as primeiras cruzadas (DEMURGER, 2002). Ainda não era uma ordem, entretanto defendiam o Santo Sepulcro. Como decisão dos cavaleiros se elegeu um líder entre eles. Alojavam-se provavelmente no hospital do bairro, no qual foi responsável por abastecer com esmolas e comida os integrantes da ordem em desenvolvimento. Rompendo com os cavaleiros ligados ao hospital do bairro, um grupo independente formava uma ordem de obediência e castidade incumbida da missão de proteger e defender a Terra Santa. Em resumo, surgiam três ordens: beneficente; hospitalários e os templários. A ordem dos templários é fundada em 1120, e reconhecida em 1129.

Entendida a partir do conceito de Guerra Santa ou não, as cruzadas como um fenômeno militar em direção ao oriente tinha como finalidade a proteção dos peregrinos, bem como, conter o avanço muçulmano ao ocidente. Giordani (1984) atenta-se a Santo Agostinho como raiz teórica da Guerra Santa, da obra dele se extrai a sociedade belicosa como consequência das invasões bárbaras. A luta contra os infiéis endossa a Guerra Santa. Desde Leão IV que o papado se inclinava ao auxilio dos cristãos, nesse caso, contra os sarracenos em 848.

As condições para as guerras eram; uma maior população; falta de terras ou inatividade de cavaleiros; dificuldade de trabalho na lavoura e epidemias. Outra atração era a fonte de riquezas que o oriente oferecia ao imaginário ocidental (GIORDANI, 1984). Nos textos épicos que enaltecem Carlos Magno, o de Roland, por exemplo, era fascinante e inspirador. Evidentemente diversos interesses faziam parte da atmosfera, muito embora a religiosidade fosse à grande inspiração para defender os caminhos das peregrinações, bem como, defender-se dos muçulmanos. Esse era o bem comum.

Giordani (1984) destaca a categoria política, e nessa, nota as implicações estratégicas de grande inabilidade e ineficiência na defesa do oriente pelo império bizantino. Assim, os turcos seldjúcidas expandiam seus territórios. Com a evidente necessidade de defesa, e com a real fragmentação do ocidente, somente o papa estava credenciado para defender de forma adequada o extenso território europeu. Era mais uma tarefa da Igreja Católica para salvar a Europa de mais um aparente declínio e decadência, assim como, observamos na queda do Império Romano.

Não é possível neste ensaio apresentar detalhes de todas as 8 cruzadas, desta forma, sugiro a leitura da obra: “História do mundo feudal I”, de Mário Curtis Giordani, publicada em 1984. Assim, finalizamos esta breve explanação com as principais consequências dessas cruzadas. Das cruzadas foi possível afastar os Turcos em vários momentos, possivelmente adiando até a queda de Constantinopla. As cruzadas também promoveram a união dos reinados fragmentados após o declínio do império de Carlos Magno. Promovendo assim, uma unidade cristã, interrompendo a guerra interna para dar início a uma guerra externa, esta contra os muçulmanos que impediam as peregrinações. Os bens dos cruzados foram doados a Igreja e alguns cruzados até retornaram com maior ascensão econômica e social ao ocidente. A burguesia, classe social em desenvolvimento no final da Idade Média foi grandemente beneficiada. Comercialmente os portos prosperavam de forma magnífica, e as cidades se desenvolviam com uma velocidade incomum. Os bancos se fortaleciam e a economia internacional deslanchava. Culturalmente se ressalta uma vida cavalheiresca; civilizada e refinada. Por fim, religiosamente falando, as cruzadas foram importantes para a consolidação da unidade religiosa, união dos povos ocidentais em beneficio da fé cristã, fortalecimento da ideia e da função do papa, intensificação da vida religiosa e difusão a aqueles ainda não atingidos pelo evangelho. Contribuíram consequentemente para uma recivilização da Europa.



Referências

ARISTÓTELES. Política. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1985.

BARTHÉLEMY, D. A cavalaria. Da Germânia antiga à França do século XII. Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2010.

DEMURGER, A. Os cavaleiros de Cristo: as ordens militares na Idade Média (sécs. XI- XVI). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GIORDANI, M. C. História do mundo feudal: acontecimentos políticos. Petrópolis: Vozes, 1984.

WOODS JR, T. E. Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental. São Paulo: Quadrante, 2008.

Fonte:
http://www.catolicsnerds.com/2013/10/as-cruzadas-e-sua-importancia-na.html
Alessandro Barreta Garcia
Enviado por Alessandro Barreta Garcia em 11/11/2013
Código do texto: T4565638
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.