Ensaios com Montaigne - Por que ensaiar a vida?

Por que um artista ensaia? Penso que para se expressar ao público de modo que o mesmo possa não somente ver, mas sentir uma história, tal como ela foi pensada e escrita. Ou seja, em uma apresentação, o caminho do artista já está definido. Já, no ensaio, seu trajeto pode mudar, de acordo com os movimentos que ele experimentar. O ensaio, portanto, traz a liberdade do “como andar”. Aqui, encontramos uma resposta para compreender porque Montaigne intitula sua obra com o nome de Ensaios. Tendo consciência de que não é sábio, e que não tem uma apresentação definitiva para fazer ao mundo, faz da escrita um instrumento para o seu pensamento navegar e divagar em torno da questão “como viver?”, e assim, sem ter um princípio ou um fim para desvendar os segredos da vida, ou de qualquer objeto em particular, escolhe tornar-se matéria do seu próprio livro, sem a pretensão de proclamar a Verdade, mas de nos mostrar o quanto a verdade pode ser relativa, ilusória, ou usada como uma máscara para se manter as aparências, e desta forma, encontrar uma verdade, que apesar de não ser a Verdade, está mais próxima da realidade, de como a vida é, e de como podemos vivê-la da maneira mais sábia e feliz possível.