FILOSOFIA HERMÉTICA

#Luciana Carrero

Hermes Trismegistus, (Hermes, o três vezes grande) é o nome dado pelos místicos ao deus egípcio Thoth, do verbo e da sabedoria; da escrita e da magia.

Thoth simboliza a lógica organizacional do universo, que repousa nos ciclos lunares, que expressam a harmonia do todo.

São atribuídos a Hermes Trismegistus o Livro dos Mortos ( Livro da Saída da Luz), e o texto alquímico "Tábua de Esmeralda".

A seguir, apresento “Tábua de Esmeralda”, em tradução livre para o Português, conservando a numeração do original, escrito em Latim. A divisão numérica visa facilitar o entendimento, visto que a Filosofia dita Hermética deve ser estudada e compreendida por partes, dada a sua complexidade.

As palavras hermetismo, hermético e suas demais variações têm sua origem no próprio nome do autor citado, “Hermes” e significam “oculto” e “esotérico”, na essência. Já, hodiernamente, posso classificar os textos como “exotéricos”, pois estão amplamente divulgados para o mundo. Esotérico, com “s” (os segredos); Exotérico, com “x”, os mesmos textos, revelados ao mundo.

TÁBUA DE ESMERALDA

Hermes Trismegistus

(1) É verdade, certo e muito verdadeiro:

(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.

(3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.

(4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;

(5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.

(6) Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.

(7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.

(8) Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.

(9) Desse modo obterás a glória do mundo.

(10) E se afastarão de ti todas as trevas.

(11) Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:

Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.

(12) Assim o mundo foi criado.

(13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.

(14) Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegistus, pois possuo as três partes da filosofia universal.

(15) O que eu disse da Obra Solar é completo.