QUANDO PENSO NAS DROGAS,
SINTO A VULNERABILIDADE DA VIDA.
  
 
Diante da vida e suas nuances, os detalhes que parecem pequenos, para cada um em seu universo, como a alteração ou requalificação , seja esta qual for, modifica o objeto principal da vida que se pretende.

Justificar que cada um faz o que quer da vida , é uma faceta a alternativa de cunho interpretativo, característica distinta de muitas pessoas.

 
Rogo a Deus, que este monstro chamado DROGA, nunca penetre os lares de quem nunca viveu nesta situação, conviver com usuários, é algo que exige de cada um , estado de equilíbrio emocional, nem sempre possível.
 
Olhar perdido em um horizonte sem perspectiva, sem prazer, apenas encontrado nelas, nas DROGAS. isto é o que nos dizem, muitos sujeitos sociais, porém, por mais perdido que alguém esteja, em meio as suas drogas, sempre resta-lhe a esperança em alguma oportunidade que espera da vida.
 
Geralmente tudo começa em silêncio, até que detona, ninguém mais suporta, nem usuário, nem familiares, nem vizinho, nem parentes, e a polícia apenas quer MATAR, destruir a vida dos filhos e filhas que a DROGA já destrói. Sem falar do tráfico que por si só, tem regras de eliminação. porém, não é tudo isto que é dito. mutos se drogam, porém, trabalham e sustentam seus vícios, muitos têm uma família que também sustentam seus vícios, insuportável é saber que um avião humano trilhou a rota das drogas e foi morto, porque por algum motivo o dinheiro não chegou ao traficante.
 
A chance de aumento da juventude brasileira se envolver em meio a este cárcere das emoções, é muito grande, a política de incentivo, frente a negação aos direitos é nítida...
 
Saber o que, como, é positivo, mas não impede que milhões de adolescentes se envolvam. Então o que resta as famílias?
  
 
 ENTENDA COMO CADA FORMA DE CONSUMO
 DO TABACO PREJUDICA À SAÚDE
 

                                                  bY CELIA NERI
 
 
Charutos, cachimbos e narguilés apresentam tantos riscos quanto o cigarro.
 
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta terça-feira (12) que conseguiu reverter a liminar do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco. O sindicato havia conseguido na justiça um veto a resolução da Anvisa, que proibia o uso de aditivos em cigarros e derivados - entre eles o mentol, comumente usado para dar sabor ao cigarro. Esse e outros derivados do tabaco com sabor, como fumo para narguilé, devem sair do mercado até março de 2014.
 
De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. De acordo com o Ministério, é a primeira vez que esse índice fica abaixo dos 15%.
 
No entanto, é comum os fumantes largarem o cigarro industrializado e partirem para outras formas de consumo do tabaco, como charutos, cachimbos, narguilés e cigarrilhas, que também são perigosas. "As pessoas tem uma ideia de que apenas cigarro industrializado é que faz mal, porém todas as formas de fumo são derivadas do tabaco e nenhuma delas é segura ou isenta de dano", afirma a psicóloga Sabrina Pressman, conselheira da Associação de Estudos sobre Álcool e Drogas.
 
As doenças relacionadas ao tabaco são diversas: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação e câncer no fígado, rins, coração e pulmões, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça. Entenda como cada forma de consumo de tabaco é nociva à saúde e largue de vez todos os vícios!
 
Cigarro industrializado
De acordo com o pneumologista Elton Rosso, consultor da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, todo componente do cigarro é nocivo à saúde. Além disso, as concentrações de nicotina costumam ser menores do que as de outras formas de consumo do tabaco, sendo necessário fumar mais cigarros para abater o vício, ou seja, ter contato com ainda mais componentes tóxicos.
 
Cigarros ditos mentolados, que são aqueles com sabor, como menta e cravo, também devem ser evitados. Elton Rosso afirma que os aditivos presentes nesse cigarro não amenizam o efeito nocivo do tabaco, mas ainda não é possível medir as consequências do consumo desses aditivos. "Não sabemos como esses produtos são adicionados ao tabaco, já que é uma informação confidencial", afirma o pneumologista. "Por isso, é difícil dizer quais são as consequências da ingestão dessas substâncias."
 
Narguilé
Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) afirma que uma sessão de narguilé de 80 minutos equivale a nada menos do que fumar 100 cigarros.
 
De acordo o pneumologista Elton, o fumo utilizado no narguilé contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco - nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e metais pesados. "No entanto, ele possui uma concentração maior de nicotina, tornando o risco de dependência maior", diz.
 
Além disso, o usuário de narguilé pode tornar-se rapidamente fumante de cigarro, porque fica viciado facilmente na nicotina. "Ao contrário do que dizem, a água do narguilé não filtra a fumaça, somente a deixa mais fria, o que inclusive potencializa o aparecimento de doenças", declara o pneumologista.
 
Enfraquecimento dos dentes e câncer na boca são os principais males decorrentes do narguilé, sendo que os riscos de desenvolver problemas de saúde são iguais aos do cigarro, ainda que a pessoa não fume com frequência.
 
 
FONTE: Do texto informativo
 
Babados & Bordados














 
 





 

 
Leah Ribeiro Pinheiro, by Celia Neri e LEAH RIBEIRO PINHEIRO
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 06/02/2014
Reeditado em 03/01/2020
Código do texto: T4680077
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.