CAIXA ALTA SÓ EM TÍTULOS

CAIXA ALTA SÓ EM TÍTULOS / E OUTRAS IMPROPRIEDADES DO POVO E DO MINISTÉRIO DA CULTURA (ou seria da Educação? Sei lá)

Luciana Carrero

Mais ignorante do que o ignorante é o letrado que não entende o ignorante.

Muita gente escreve textos inteiros em caixa alta, (letras maiúsculas) no Facebook. E quando escrevem poemas inteiros em caixa alta, aqui no Recanto das Letras, dói na alma, por ser um ambiente que deveria ser culto para não se cometer esta atrocidade. Não gosto. Considero que ferem a estética de escrever e dificilmente podem agradar ao bom gosto do leitor, inclusive prejudicando a naturalidade de ler. Não há necessidade para isto. Há quem escreva igreja e outras palavras, em sinal de respeito, com letra maiúscula. Este não é o normal de escrever. Só se escreve igreja com I maiúsculo quando está se referenciando a Igreja, no sentido institucional. É bom a gente ir abandonando estes vícios. Há quem escreva, sendo homem, a gente se sente "angustiado", por exemplo. O verbo tem de concordar com o sujeito, me parece. Seria "a gente se sente angustiada", tanto para homens como para mulheres. Há mulheres, e neste caso é quase geral, que dizem "obrigado" em vez de "obrigada". E há homens que ouvem dizer que, para a linguagem feminina é "obrigada" e masculina "obrigado" e, interpretando errado, passam a dizer: "obrigada", senhora, quando falam a uma mulher.

Coisas que fazem rir, porém não necessariamente reprováveis mas que incomodam aos ouvidos e dóem na alma. E não reclamem por eu escrever "dóem" com acento, porque dóem sem acento para mim se pronuncia "dôem". Tenho cobrado muito dos incultos da língua, mas se o governo deturpa a língua através de acordos e decretos, não há o que reclamar do povo que nem precisa da língua para sobreviver. As pessoas escrevem como podem. O dom de escrever não é para qualquer um, é para quem faz da literatura profissão. E também não quer dizer que o escritor precisa possuir curso de letras, linguística ou seja lá que aparato. Eu não entendo nada de gramática, ortografia e regras do bom português. Aprendi a escrever, lendo. Há os que criaram, estudaram e conservaram as regras, transmitindo-me no que eu li. O melhor jeito de aprender é lendo. Leiam muito, se quiserem aprender a escrever. Mas não confiem que estão aprendendo comigo, pois escrevo muitas coisas erradas, umas por não concordar com a maneira, outras por ter assimilado errado. O que podemos fazer? Cada um que se defenda e, se não puder, paciência. Para bom entendedor meia palavra basta, ou, ainda, para bom entendedor, pingo é letra. "Concerteza"! (Luciana Carrero, Produtora Cultural)