ENFRENTE  A SI MESMO
 

“O mais forte não é aquele que conquista reinos, mas aquele que conquista a si mesmo”.
(Sidharta Gautama)

 
Não me lembro qual foi o autor que disse: ”O ser humano é o único animal, que se ninguém  o   ferir ,  o ofender ou maltratar , ele maltrata ,ofende ou fere a si mesmo”. Sim, isso é verdade, pois você  pode viver amordaçado dentro de si mesmo ,mesmo que sua boca seja  livre para falar.

Há diversas armadilhas da mente que são desenvolvidas  clandestinamente ao longo do processo do desenvolvimento da  pisque humana. Ela nos aprisiona no lugar em que todos deveriam ser livres: em nossa própria mente.

Nenhum ser humano em nenhum lugar da globo esta longe dela. Não importa se você é uma criança  ou um adulto ,um  intelectual  ou um analfabeto , um  psiquiatra ou um paciente, um europeu  ou um africano.

 Necessário se faz que se tenha humildade e lucidez para que isso seja admitido. Para decifrarmos os códigos da inteligência precisamos estar livres desses  medos ,dessas armadilhas da mente.

Aprendi entre os devotos de Krisna (que estudam fundo a filosofia Vedanta ) que  somos formados de três  ingredientes sutis: o Eu , a  Mente e o Ego. O Eu é nossa parte divina, o, lugar onde moram o Observador e o Realizador. O Ser que observa é Deus do coração humano, ele é não se move, apenas  observa todos os desejos do ser encarnado, o Eu Realizador é aquele que realiza tudo aquilo que  o ser encarnado deseja para si.

A Mente é a matéria primal, ela nasce com pavor de duas coisas: o medo de cair e o escuro. Ela quer apenas realizar suas necessidades básicas de comer, beber, comer, defecar, dormir e fazer sexo.

O Ego é uma aquisição da civilidade; ele faz que as necessidades da mente sejam satisfeitas de maneiras refinadas ou não, dependendo da educação do ser nesse plano material.
 
O Eu é o divino em nos. A divindade no ato de auto-criação tinha a teoria e  o conceito de tudo que  hoje existe ,mas contudo  lhe faltava a experiência prática ,e daí criou  o Oceano Causal  de onde  brotaram todas as coisas..

O Gênesis diz: “No Principio criou Deus  o céu e a terra ,a terra  porem era sem forma e vazia e o espírito de Deus pairava  por sobre as águas.” (  É  interessante notar nesse ponto que a Bíblia nada tem de  original , sendo a mesma compilações de escrituras antigas ,antecedentes a transcendentes  a ela ).Do humo da terra nasceu o homem e Deus se  pos dentro dele para vivenciar as experiências que Ele mesmo queria vivenciar, e assim se fez com todos os seres que  voam no céu , que habitam as profundezas marítimas e andam e rastejam na terra.Essa Bíblia diz que”Deus fez  o homem sua imagem e semelhança “,  porem a experiência nos  mostra o contrario: cada civilização fez Deus sua imagem e semelhança; Jeová ( hebraico ) é um Deus carrasco que exigia sacrifícios  animais e humanos para se satisfazer. Krisna ( Indiano ) se satisfaz com um copo de água  ,uma folha  ou uma flor oferecidos a ele. Alá ( mulçumano ), exige homens bons de guerra para o grande Jirad ( Jirrá ou guerra santa )...
 
A Mente sendo a matéria primal, na verdade a bateria que  liga Deus as suas criações, é algo que todo e qualquer vertebrado  ou não a tem,pois todos buscam satisfazer suas necessidades de sobrevivência. Existem que a própria arvore se ressente de quem vai feri-la; há livros e revistas  mostrando a  inteligência dos animais , há vídeos em toda a internet de animais que surpreendem  o homem a cada passo !
 
 Naturalmente, que sendo o homem o animal mais evoluído desse planeta, necessita ter maior inteligência de prover os meios de subsistência entre aqueles que lhe  são  iguais  ou mesmo superiores.
 
 O Ego foi a grande aquisição do homem durante a sua experiência terrestre: ele teve que filtrar seus instintos mais baixos para poder viver com os seus, teve que fazer leis, fundar o Direito, lecionar deveres. Criou a religião, pariu o Estado, inventou a política, explicou e justificou suas guerras. O homem  teve que ser educado.

12/06/2012
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Lira dos Imortais
Enviado por A Lira dos Imortais em 08/03/2014
Reeditado em 08/03/2014
Código do texto: T4720038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.