FÉ E RELIGIÃO ( Celismando Sodré - Mandinho)

FÉ E RELIGIÃO

Precisamos compreender que existe uma diferença fundamental entre fé e religião. Desde o final da minha adolescência, sempre vivi este conflito de não ter uma religião específica, para seguir sistematicamente, e ter que lidar com minhas crenças de uma maneira livre, sem a agonia de viver atormentado pelo medo. Como tinha nascido no seio de uma família de tradição católica, passei por profundas inquietações.

Algumas verdades bíblicas, consideradas absolutas, pelos meus doutrinadores na época, não entravam pela minha imatura mente em formação e eu sentia a angústia de está blasfemando contra os mandamentos. Era terrível, ter que ouvi, assimilar sem contestar diante do que era imposto, de acordo com a interpretações dos outros, sem sequer ser ouvido, sem poder dar qualquer opinião.

Apenas com o crescimento da minha maturidade intelectual, fui perdendo aquele antigo medo que me tirava o sono. Hoje, penso, e não sou o dono da verdade, que o homem, em seu processo evolutivo, sempre buscou institucionalizar suas crenças e muitos levaram vantagens com isso, criaram cultos e rituais para praticarem a fé, por meios de regras específicas, que não raro, levaram e ainda levam a intolerância e a perseguição, muitas vezes descambando para a violência pura e simples.

Muitas vezes, prevaleceu a ideia torpe de que: “o que eu acredito e pratico é o certo e o que tu acredita e pratica é o errado”. Penso que a fé é algo pessoal, e a relação de cada um com sua espiritualidade, na busca em compreender as respostas diante das grandes questões sobre o universo, a vida e tudo que nos cerca, precisa passar pela reflexão individual.

Tal comportamento pode ou não levar a procura de uma religião. Você pode, simplesmente, buscar essas respostas, estudando os livros sagrados, sem distinção, meditando num deserto ou numa fazenda, olhando o céu estrelado, investigando livros de ciências diversas como os das física quântica, ou frequentando templos, igrejas, sinagogas, monolíticos, centros espíritas ou outros.

Quando EINSTEIN disse: “Deus não joga dados com o universo”, imagino que ele, com sua mente poderosa, relutava com veemência em depositar no acaso todas as explicações e causas para o surgimento de tudo que existe.

Diante disso, acho que as pessoas não devem ser discriminadas por não seguir qualquer religião, seja ela qual for. É perfeitamente possível ter fé e se comportar virtuosamente, sem precisar recorrer a histeria coletiva da louvação fanática. Lembrem-se, Deus pode esta dentro de cada um, a espera de que, cada indivíduo, em oração e silenciosamente, vá a seu encontro.

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 28/08/2014
Código do texto: T4940451
Classificação de conteúdo: seguro