Sobre as possibilidades em um mundo aberto

Se vivêssemos em um mundo fechado teríamos apenas um número finito de possibilidades de ação a cada momento; vivendo em um mundo aberto podemos sempre fazer uma enorme diversidade de atos.

Um homem encarcerado em uma prisão tem suas possibilidades de ação reduzidas drasticamente. Creio que a maioria dos homens vive encarcerada em si próprio, ou melhor, presa nas ações dos outros, impondo a si mesmo um impedimento a suas próprias ações compelidas, exclusivamente, a repetir as dos vizinhos.

Como escapar dessa reclusão auto-imposta?

Um caminho possível decorre do diálogo consigo mesmo. Há pelo menos duas maneiras de se dialogar consigo mesmo: através do pensamento, e através da leitura dos próprios escritos. Acredito que o pensamento seja , em algum grau, explorado pela maioria, mas que existam relativamente poucos que dialogam consigo mesmos através da escrita.

Creio ser o diálogo consigo mesmo a maneira mais profícua de superar a repetição reiterada dos mesmos pensamentos e a falta de ideias; o modo mais eficiente de se libertar da reclusão mental que impõe à multidão a possibilidade de se repetirem, uns aos outros, contínua e eternamente. A leitura dos próprios textos proporciona ao leitor um imenso manancial de ideias novas, de novos caminhos. Em um mundo aberto as possibilidades são sempre infinitas.