Dia dos Namorados

Dia 12 de junho, dia dos Namorados, que lindo! Pelas ruas da cidade há os mais diversos Outdoors espalhados por todos os cantos, na TV não se fala em outra coisa, os investimentos para esse dia são exorbitantes, isso tudo para que os românticos-ingênuos não se esqueçam de mais uma vez encher o bolso dos grandes lojistas e cia ltda.

Que dia mais injusto! Que injustiça dedicarmos somente um dia do ano para à pessoa mais especial de nossas vidas. Assim também é injusto o dia das Mães, dos Pais e das coitadinhas das crianças que ficam o ano todo esperando o dia das Crianças para poderem brincar, num lugar “especial” e ganhar um brinquedo.

É muito pouco dedicarmos um dia para as pessoas que mais amamos. Pai, mãe, namorado, pessoa amada, filhos, crianças, seja quem for - aqueles que amamos devem ser amados todos os dias do ano, exceto num dia, naquele determinado não sei por quem. Façamos então um boicote ao capitalismo e ao mesmo tempo aproveitemos o momento para transformarmos nossas vidas. Não nos deixemos enquadrar pelo sistema e pelos padrões capitalista de felicidade.

Já imaginaram que maravilhoso, que bom seria se todos os dias ou em quase todos recebêssemos um telefonema especial, se tivéssemos uma flor a nossa espera, um jantar à luz de vela, uma surpresa, um presentinho assim do nada. Essas coisas tão simples que nos diz tanto, que agrada e que não custa nada.

Nós não precisamos de dia marcado para amarmos, não precisamos que nos digam o que é bom para o nosso amado, não precisamos de sugestões para sabermos como agradar aquele que deve ser amado.

Como deve ser triste amar só um dia no ano. Esperar desesperadamente, por aquela data para dizer: “hoje é dia dos namorados e por isso eu te amo”, isso é patético demais, é não ter criatividade, é ser Maria vai com as outras. Sejamos diferentes e autênticos.

Quantos e quantos dias de nossa existência desperdiçamos com o supérfluo, com bobagens, perdendo assim grandes oportunidades para amarmos. Oportunidades que podemos encontrar no virar da esquina, num simples gesto.

É triste, mas ainda há aqueles que passam dias, meses sem dizer a pessoa amada o quanto sua existência é importante e especial para sua vida.

É lamentável, mas ainda há aqueles que esperam por uma situação adequada para serem felizes, é lamentável porque não entendem que o momento de ser feliz é agora, não podemos esperar o amanhã para podermos amar. A situação adequada, o momento favorável somos nós que criamos. Parece difícil, mas não o é, é mais simples do que vocês imaginam.

Temos que amar neste exato momento, porque o amanhã, o futuro é muito incerto para os nossos planos.

Se você tem um amor, se tem pessoas em sua vida que são especiais e essenciais, assim como o ar que você respira, então não perca mais tempo, ame agora. Neste exato momento. O que está esperando?

Não espere pelas promoções dos Shoppings Centers, aproveite a grande promoção da vida - você está vivo e é isso que importa, então viva e ame! Dê ao seu amado um abraço, palavras excepcionais, pegue uma folha ou um guardanapo, e escreva com todo amor que você tem no coração: EU TE AMO E TE QUERO PARA TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA.

Mas ame de verdade, com intensidade e com todas as suas forças. Amar pressupõe uma ação, portanto não fique somente nas palavras é preciso que você aja, que grite bem alto para que a alma do seu amado ouça: EU PRECISO DE VOCÊ. Diga isso bem baixinho nos ouvidos do seu amor, não seja cômico ao ponto de usar um carro-mensageiro, com aquelas músicas bregas, para dizer o que só você pode e deve dizer.

Quer dar um presente? Dê-lhe uma rosa roubada, dê-lhe sua alma, sua companhia, abraços e beijos. Criem apelidos carinhosos, façam pactos, piqueniques, contemplem o pôr do sol, e também o nascer do dia, corram pela praia, principalmente nas noites de lua cheia, ou por qualquer canto da cidade, ouçam músicas juntos, façam pizza, bebam no mesmo copo e por fim se amem. Quer presente melhor do que a presença da pessoa amada? Infelizmente ou felizmente sinto em dizer que não há.

Querem comemorar o dia dos namorados? Então criem, secretamente, um dia para vocês, sejam cúmplices deste dia, sem que ninguém saiba e façam dele um dia sagrado. Este sim será o dia dos namorados, um dia especial criado com um motivo e escolhido intimamente pelo casal enamorado.

Mas afinal de contas, quem foi que criou esse dia? Não me importa, seja o Papa ou seja o Bush, seja quem for - não é um dia para ser comemorado, pelo menos por mim. Porque eu tenho um dia secreto e íntimo, para comemorar com o meu amor, e também o restante do ano para celebrar, amar e agradecer pelo amor que tenho.

Diante disso tudo eu lhes peço: Não faça de seu relacionamento uma relação de troca de mercadorias, a única coisa que é permitido trocar são beijos, abraços, olhares e outras coisinhas mais. E não meça a qualidade de seu relacionamento pela quantidade de presentes que recebe ou pelo valor destes. Não deixem perder o encanto de estar juntos e de valorizar o que há de mais importante na vida: as pessoas.

Silvia Santana
Enviado por Silvia Santana em 12/06/2007
Reeditado em 15/07/2008
Código do texto: T523685
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.