Crítica ao atual sistema de ensino

O meu desabafo converge para o ponto que explana a obtusa forma de cobrar o aprendizado e sufocar a criatividade em uma arrecadação inerte e totalmente insensata. Infelizmente, observo que a maneira como somos apresentados aos conteúdos desde crianças, desmotivam toda e qualquer tentativa de inovar o que, ano após ano, é apresentado dentro dos currículos escolares. Não quero com isso dizer que a educação escolar é dispensável, pelo contrário, desejaria que as escolas e instituições de ensino em geral, se preocupassem impreterivelmente com a formação individual e, não apenas em moldar milhares de pessoas que aprendam as mesmas coisas e que tenham que decorar as tais mesmas coisas de forma robótica e desprovida de criatividade e vontade de inovar e mudar o que é imposto como regra geral.

Devemos nos preocupar em criar indivíduos que questionem as coisas, que consigam formular os seus conceitos, que exerçam o aprendizado com vontade e com a plena consciência de que tudo, absolutamente tudo deve e tem que ser debatido, pois só assim conseguiremos formar cidadãos que exerçam plenamente a capacidade de pensar e criar e não apenas decorar fórmulas, conceitos, datas e nomes.

Sandra Vaz de Faria
Enviado por Sandra Vaz de Faria em 08/06/2015
Código do texto: T5270081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.