Amor nao se disputa

Amor não se disputa

Pensando bem, podemos dizer que se alguém é pedinte, pede porque necessita. Mas algumas coisas não se deve pedir, mendigar mesmo que se esteja necessitando, ou seja, não se deve mendigar amor, carinho e atenção. Em outras palavras, cuidado com o ridículo.

Alguém já tem enfatizado que "A paixão não é o problema. O problema é mendigar afeto. Cobrar o amor do outro sendo que eu não tenho amor próprio". Isso leva a dizer, especialmente para os carentes de plantão: Prefira sua solidão à pseudo presença de quem você precise mendigar atenção, prolongar o assunto para que o monólogo vire um diálogo, de quem prefira assuntos que não incluem você. Existem pessoas que gostam de estar com você, cujo essas sim valem a pena você compartilhar o seu tempo! Por que querer obrigar a outra pessoa a ter o mesmo sentimento que você? Por que se zangar ou se amargurar quando a outra pessoa não sente o mesmo por você?

Morro e não entendo o que leva uma pessoa a mendigar o amor de outra. Não entra na minha cabeça o que faz com que alguém seja capaz de mandar bilhetes maldosos anônimos, inventar os maiores absurdos, armar barracos ou mesmo se fazer de sonso ou sonsa pra ter ao seu lado alguém que não sente nada além de carinho e, muitas vezes, pena ou pura empatia.

Certamente cada pessoa idealiza ser a pessoa certa, mas o que pensa e o que sente a pessoa do outro lado? As vezes a paixão leva a delírios tais como: Eu queria saber tudo que você precisa, tudo que você quer. Faria qualquer coisa pra ser a sua melhor companhia: aquela pessoa que você quer abraçar e amar quando chegar em casa depois de mais um dia cansativo de trabalho, aquela pessoa que você quer brincar e dividir as gargalhadas quando tudo está indo bem até demais, aquela pessoa que você quer apenas segurar a mão e compartilhar o silêncio quando as coisas não estiverem tão bem assim ou, simplesmente, ser aquela pessoa de quem você sente saudade quando está longe. Mas acontece que ninguém perguntou a outra pessoa quais as suas expectativas e quais os seus sentimentos?

Tem pessoas que anulando a si mesma e o próprio brio chega a recitar assim: Eu daria tudo pra ser a pessoa perfeita pra você. Eu te amaria a cada minuto da minha vida, te levaria comigo em que passo do meu caminhar, em cada batida do meu coração. Eu faria o possível e o impossível pra te fazer feliz o tempo todo, pra demonstrar o quanto você é importante e especial pra mim. Pensar ou agir assim significa rastejar ou mendigar o que somente se for gratuitamente oferecido sem sabor de felicidade. A amizade não se compra e não se impõe, acontece simplesmente!

Sabemos todos que num relacionamento sadio não se pode oferecer nada além do amor. Não vale querer que alguém goste de você pela sua insistência, ou pelo tanto que você lhe queira bem. Não se deve brigar pelo coração de ninguém! Amor não se disputa, não se pede, não se joga. Amor se conquista, sem forçar, sem chantagear e sem maltratar!

Quando alguém não lhe querer ou deixar de querer simplesmente pense racionalmente e diga: Não se culpe nem se envergonhe. Você simplesmente não me ama ou não me ama mais. É verdade que dói, mas eu entendo e tudo passa. Caso realmente amamos a pessoa, deve-se agir assim: Antes de tudo quero o melhor pra você. E, mesmo que meu mundo desabe, que me faltem até palavras ou esperanças, eu prometo que vou levantar e caminhar de novo. Um dia eu aprendo a viver sem seu amor, por mais que eu não queira aprender. A verdade é que que todo tipo de relacionamento por obrigação ou temor gera escravidão e amarguras! Seja livre, seja você!

Pejotaribeiro
Enviado por Pejotaribeiro em 16/06/2015
Código do texto: T5279249
Classificação de conteúdo: seguro