Quanto custa um amigo?
Ético é dizer que um amigo não tem preço. O valor de um amigo é inestimável. Porém vamos falar sem hipocrisia:
Para se manter uma amizade é preciso, em primeiro lugar, que se tenha tempo disponível, pois amigo precisa de atenção, de carinho, de ouvidos, de voz, de chamego. Caso contrário, a amizade mingua.
É preciso que se tenha dinheiro no bolso para acompanhar os passeios, pois é antiético deixar seu amigo  pagar por duas pessoas, sendo que  é um só.
É preciso ter tolerância para suportar as conversas atravessadas, aquelas que o amigo explica dizendo que não foi exatamente aquilo  que acabara dizendo, que intencionava dizer.
É preciso ter muita paciência para ouvir o amigo repetir o mesmo assunto tantas e quantas vezes for necessário para que se sinta bem e aliviado. Depois dos desabafos constantes o amigo esquece até do que falara, mas a mente de quem ouviu está quase explodindo de tantas coisas desnecessárias com as quais foi armazenada.
É preciso ter coragem para estar firme do lado deste amigo, quando outros amigos do amigo vierem contar que você é seu assunto preferido em suas conversas, e que geralmente é trazido à baila como um assunto não muito agradável, simpático e gentil. Ou seja, o amigo fala mal de você pelas costas e  para não perder a amizade , você finge não saber o que seu amigo realmente pensa a seu respeito quando não está na sua presença.
É preciso ter muito jogo de cintura para quando confrontar o amigo, no caso disto vir acontecer, e este disser que é tudo mentira o que falam que ele costuma contar a seu respeito pelas suas costas, você ainda continuar demonstrando que acredita e confia nele.
É preciso saber elogiar, saber compreender, saber perdoar, saber tolerar, saber ter paciência, saber acariciar as dores e seus problemas, saber tomar conta quando este precisar, saber ser solidário, saber ser companheiro, saber amar incondicionalmente e, principalmente saber  amar desmedidamente, sem pedir nada em troca, pois amigo que é amigo não dá valor para a reciprocidade. 
Por que falar em custos? Melhor falar em valor.
Quanto vale um amigo? 
Neste mundo de carências e de carentes, milionário é aquele que pode dizer que tem um amigo verdadeiro e que sabe ser um amigo de verdade para este amigo.
A reciprocidade precisa ser valorizada para que os relacionamentos perdurem embelezados pelo amor. 
Mari S Alexandre
Enviado por Mari S Alexandre em 30/06/2015
Reeditado em 01/07/2015
Código do texto: T5295059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.