TRAÇOS RESILIENTES


"Todos nós somos gênios. Porém, se julgarmos um peixe por sua habilidade de escalar uma árvore, ele passará toda sua vida acreditanto ser um estúpido." - Albert Einstein


A teoria da resiliência positiva rejeita a ideia de que o risco é algo a ser evitado. Em vez disso, ela se concentra nos fatores que promovem o bem-estar do indivíduo que enfrenta uma adversidade.
A teoria defende o conceito de que lidar com riscos, com o sucesso, e se recuperar das adversidades da vida são atividades positivas para o ser humano.

A capacidade de recuperação após um problema, perda, mostra o quanto (ou não) somos resilientes.
A história nos mostra que algumas pessoas são capazes de prosperarem diante dos desafios e problemas, enquanto que outras entram em pânico e se fecham em si mesmas.
A resiliência conquistada por alguns os levam a alcançar o outro lado do rio em segurança, enquanto outros lutam para não se afogar ou acabam sucumbindo nas águas turbulentas da vida.

Indivíduos resilientes são capazes de lidar melhor com os grandes desafios da vida, como mudanças constantes.
Porém, aqueles menos resilientes podem aprender a aprimorar suas habilidades para lidar com situações complicadas e superá-las. Sem dúvida isso requer esforço, mas certamente vale todo empenho, pois, renderá uma melhor qualidade de vida.
É instigante observar o que torna algumas pessoas mais resilientes que outras.
Uma das características de uma pessoa resiliente, é não transferir responsabilidade pelas circunstâncias a outrem, não tentar compartilhar culpas, isso permite a busca de soluções.
Essa é de longe a abordagem mais progressiva e produtiva, para o enfrentamento de qualquer adversidade.
Pessoas resilientes, são aquelas que estão no assento do motorista, e não no banco de passageiro, da vida.
Outra característica essencial do resiliente é o "OTIMISMO REALISTA", e não um otimismo que se baseia simplemente em desejos inalcançáveis.
Pessoas com visão "otimista realista", "DOBRAM ao invés de QUEBRAR", diante dos problemas e perdas da vida.
Alguém já disse que: "Os problemas são para a mente o que os exercícios físicos são para os músculos".

Muitos indivíduos, cultivam o "Catastrofismo"- que é um tipo de pensamento distorcido que exacerba as consequências negativas de uma determinada ação, enxergando uma situação como bem pior do que realmente é.
Pessoas altamente ansiosas e estressadas são as principais candidatas a adotar essa forma de pensar.
Alguns individuos são capazes de vivenciar experiências ruins, antes mesmo que elas ocorram.

O indivíduo que desenvolveu a resiliência costuma fazer do limão saborosa limonada. Na crise enxerga o sucesso. Um exempo: Henry Ford, Anne Frank. Dentre tantos e tantos outros.
De maneira geral a pessoa resiliente, demonstra equilíbrio emocional, e com isso atinge o sucesso pessoal e profissional, pelas atitudes de otimismo realista, um traço marcante em sua personalidade.



(Imagem: Lenapena)

 
Lenapena
Enviado por Lenapena em 23/07/2015
Reeditado em 23/07/2015
Código do texto: T5320482
Classificação de conteúdo: seguro