A grandeza do homem...

Desde minha mais tenra idade, passo dias a meditar no mistério atributo que distingue a grandeza de nossa humanidade, distanciando-nos, tantas vezes, da animalidade do mundo...

...de repente, só agora, um estalo: o que torna o homem uma criatura magnânima são suas dúvidas. Com efeito, a paradoxal impossibilidade de oferecermos, às nossas próprias questões, respostas exatas e transparentes conflui, sempre e cada vez mais, para a necessidade radical de submetermos todo nosso universo de "meta-verdades" ontológicas ao áspero azedume dos desafios comuns da vida... e, na dificuldade, nos reconstruímos, nos aperfeiçoamos, tornamo-nos homens...

... de repente, só agora, um estalo: esta paradoxal impossibilidade de oferecermos, às nossas próprias questões, respostas exatas e transparentes, fazendo-nos provados e comprovados no fogo da humana experiência, nos torna grandes, pois nos ajuda a produzir frutos de autêntica humanidade, os quais, forjados e temperados nas agruras da vida, melhor servem ao exercício de compreensão das outras consciências no mundo...

... então, de repente, um estalo: somos grandes, porque ainda somos fracos, e, na nossa néscia fraqueza, encontramos a eterna possibilidade de mensurar grandezas.