Notas sobre a Arte pt.2

A Arte é uma habilidade/técnica. A Cultura, que é, em parte, composta pela Arte, se subdivide em duas:

—Alta,

—Comum (ou baixa).

A primeira, Alta Cultura, é composta da Literatura, da Música, Arquitetura, Escultura, Pintura, etc., coisas que envolvem habilidades exclusivas aos que buscam pela excelência.

A segunda, baixa cultura, é composta de um grupo de ações banais e cotidianas, que, apesar de, se observadas de perto, terem alguma excelência, não possuem nada de real excelência, pertencendo a atitude das massas, não sendo ímpar — o ouro só é tão valioso por ser raro, caso contrário seria tão banal quanto terra. A Arte é característica de alguns apenas, os que buscam por excelência, sem nunca esquecer que a excelência artística tem, necessariamente, de ter beleza nela.

Olho com espanto um tal apresentação “artística” de uma peça chamada “Macaquinhos,” onde um bando de pessoas, entre homens e mulheres, fazem uma espécie de ciranda, todos com seus respectivos dedos enfiados no fiofó do da frente. O que me espanta não é apenas a absurdidade obscena do ato, mas a nomeação dele como sendo algo artístico.

Como já disse, a Arte habita na Alta Cultura, mas esta peça não se encaixa em nenhuma das duas culturas acima citadas.

Não é Alta Cultura porque não tem nada de excelente e nem de grande habilidade, uma vez que primatas conseguem fazê-lo, nem tampouco baixa cultura, já que não faz parte do dia a dia dos cidadãos — isso é fácil de notar, até hoje nunca vi um bando de pessoas, girando, com seus dedos metidos no c* alheio.