Afazeres maternos

Amamentar

banhar

vestir

cuidar das emoções

saber sobre a saúde e a doença

saber sobre a alimentação

manter tudo em ordem e limpo

Diante de si o desafio de não vacilar.

E as necessidades humanas dela?

Quem deve cuidar?

HOJE, 06 DE AGOSTO DE 2016, RELENDO O TEXTO E OS COMENTÁRIOS, PERCEBO O QUANTO AS OPINIÕES VALIDA AS REFLEXÕES ALUSIVAS A UM TEMA.

JAMES ASSAF ARGUMENTA QUE QUEM DEVE CUIDAR DA MÃE QUE DEU À LUZ A UM NOVO SER É "O maridão zeloso, que sabe dividir para somar..." DIANTE DA AFIRMATIVA EM RELAÇÃO AO MARIDO QUE DEVE CUIDAR DA MULHER ENQUANTO ELA CUIDA DO BEBÊ, INFELIZMENTE ESSA NÃO É A REALIDADE, COMUM NA VIDA DAS MULHERES.MARIDOS CUIDAM DAS PRÓPRIAS NECESSIDADES, E ASSIM, A VIDA SEGUE NUM INJUSTO MOMENTO DE LUTA DIÁRIA.JÁ

ANTONIO GALDINO QUESTIONA A FALTA DE RESPONSABILIDADE DE MÃES QUE NÃO CUIDAM DOS SEUS FILHOS E FILHAS, QUE DEIXAM A RESPONSABILIDADE PARA QUEM NÃO OS COLOCOU NO MUNDO:" Leah Ribeiro Pinheiro. Que maravilha! Quisera eu que todas as mães tivessem essa preocupação." ENTRETANTO ELE NÃO ARGUMENTA O QUESTIONAMENTO QUE FAÇO, DE QUEM CUIDARÁ DA MULHER MÃE.A PREOCUPAÇÃO DELE RETRATA AS RELAÇÕES AFETIVAS SOCIAIS HUMANAS, QUE NESSA RELAÇÃO DE QUEM FAZ, CADA SEGMENTO SOCIAL, DEIXA A DESEJAR PELO FATO DE NÃO SE COMPROMETER UNS COM OS OUTROS.

SONIA AZEVEDO, RESSUSCITA EM NÓS, MÃES DE TANTOS HOMENS E MULHERES, O CONFORTO DIVINO, QUANDO AFIRMA QUE " O amor de mãe é tanto que Deus se encarrega do seu cuidado." DE FATO, MUITAS VEZES NOS RESTA ESSE CONSOLO, QUE A FORÇA DE DEUS NOS COLOCA DE PÉ, COM CORAGEM PARA SUPERAR O CANSAÇO, A DOR NAS COSTAS,NAS PERNAS, A PREOCUPAÇÃO.ENTRETANTO NOS CABE LUTAR POR DIREITOS NEGADOS DENTRO DO NOSSO PRÓPRIO LAR. E NÃO ME REFIRO APENAS AO MARIDO, POIS NEM SEMPRE NA RELAÇÃO MÃE E FILHO EXISTE A PRESENÇA DE UM PAI, DADO AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA, MUITAS VEZES NÃO REFLETIDAS, MOMENTO EM QUE O ZELO E CUIDADO POR PARTE DE QUEM ESTÁ POR PERTO DEVE SER AINDA MAIS EFETIVO, E PRINCIPALMENTE AFETIVO, AFINAL, DIANTE DE SI DOIS MUNDOS, DO SER QUE NASCEU E DE QUEM ASSUME A PARTIR DALI RESPONSABILIDADES PARA O RESTO DA VIDA, POR ISSO PRECISA DO APOIO.

KRABAT, ME DEIXA AINDA MAIS PENSATIVA, DIANTE DA SUA AFIRMATIVA, DE QUE " A mulher é o cerne da sociedade. A responsabilidade do mundo está nas suas mãos.", BUSCO COMPREENDER QUE ELE DEVE ESTÁ QUERENDO AFIRMAR DA FORÇA QUE A MULHER TEM, A MULHER, QUE NA LUTA DA VIDA, PELA VIDA, NA VIDA, POUCAS VEZES DESISTE. A SOBREVIVÊNCIA EM LUTA É TANTA QUE PESA SOBRE SI A RESPONSABILIDADE, MAS, NÃO SIGNIFICA QUE É RESPONSABILIDADE APENAS DA MULHER, ISSO É VIOLENTO, POIS VIOLA OS DIREITOS HUMANOS DA DIVISÃO SOCIAL DO ZELO POR TUDO E TODOS, COLOCANDO ESSE SER, EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE, O CANSAÇO FÍSICO E PSICOLÓGICO LEVA A EXAUSTÃO, A MORTE.JÁ QUE O ESTRESSE E A ANSIEDADE ADOECEM A ALMA E O FÍSICO.

SILVANO ALVES ARGUMENTA QUE ESSA PRATICA É ALGO NATURAL, QUE A MÃE JÁ ASSUME ESSE PAPEL CULTURALMENTE ESTABELECIDO: " Mãe assume naturalmente esses afazeres e esquece dela! A prioridade máxima é ou são os filhos"A MINHA INTERROGAÇÃO AGORA SE DESTINA A SABER SE EM TODA SOCIEDADE, SE EM TODO O MUNDO OS HOMENS TEM ESSA POSTURA, SE EM ALGUM LUGAR NÃO TEM UMA SOCIEDADE, UMA CULTURA QUE SE SALVE.

ALÉM DISSO TUDO, NO FINAL DE TUDO, AINDA VEM A AFIRMATIVA DE MEU AMIGO MAIS TRISTE DOS POETAS, INQUIETANDO MAIS AINDA MINHA ALMA: Bom dia Leah, feliz 2016 pra você. Sempre assim, e quando os bambinos crescem, cresce também a ingratidão diante de nossos olhos assustados de país não respeitados. E a vida continua, nua, nua...O QUE DIZER?

ERIKA L J , TAMBÉM IMPRIME A MESMA A INQUIETAÇÃO DE MAIS TRISTE DO POETAS QUANDO AFIRMA E QUESTIONA : " A mãe sempre zelosa, muitas vezes descuida de si e nunca do filho e, no fim, quem cuidará dela afinal? ESSA É UMA REALIDADE VIVIDA POR MUITOS IDOSOS, DA NEGAÇÃO DE CUIDADO AO INCAPAZ, DAQUELE QUE MUITAS VEZES FEZ O ALIMENTO, LAVOU, PASSOU, ORGANIZOU, E NO FIM NÃO TEM QUEM FAÇA POR QUEM DEDICOU UMA VIDA A FAVOR DOS FILHOS E OU FILHAS.

MUITOS QUESTIONAMENTOS ENTORNO DE UM TEMA QUE PARECE SIMPLES E LINDO: AFAZERES DE MÃEEEEEEEEEEEEE!

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 07/12/2015
Reeditado em 06/08/2016
Código do texto: T5472891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.