Prova da existência de Deus: A Verdade.

Quero ser bem didático, então tentarei ser o mais simples possível

A Verdade existe. Ela está em todos os lugares e em todos os pensamentos. Qualquer tentativa de negar a Verdade é uma afirmação da mesma. Pensemos no princípio da identidade: Se X é X, então X não pode ser outra coisa além de X. Então se eu nego que existe a verdade (x), eu estou afirmando que existe uma verdade (x). Não se pode negar isto.

Como a Verdade existe e a sua negação é impossível, há perguntas que devem ser feitas: Ela é eterna? Ela muda? Como ela é? Onde ela reside? São perguntas metafísicas que devem estar presentes em quase todos os tipos de pensamentos. São essenciais. Se pegarmos, por exemplo, os tomos de Platão veremos muitas destas perguntas. Elas nos mostra a verdade através da razão revelada (sou dogmático).

Ela é eterna? Sim. Ela é eterna. Vamos pensar na seguinte situação: "Uma mulher liga sua televisão e depois amamenta seu bebê" O que ela nos diz? Nos diz que em um determinado espaço/tempo uma mulher realizou uma ação. É verdade que ela realizou esta ação. E sempre será verdade que ela realizou esta ação, caso o contrário ela nunca realizou tal ação. Portanto a Verdade deve ser eterna.

Ela muda? Não. Pensemos no mesmo exemplo citado acima. Se um determinado evento passado mudou, então ele de fato não aconteceu, mas ele aconteceu e sabemos disso, portanto ele não deve mudar. Se a Verdade é mutável, então nada mais é confiável. Eu não poderia confiar na minha esposa, pois sua declaração de amor seria mentira no próximo dia.

E como a Verdade é? Ela é um pensamento lógico. E com lógico eu não me refiro à lógica sintética, a hegeliana -existem confusões na lógica hegeliana, mas não a abordarei pela sua natureza complexa. Me refiro a lógica clássica: Princípio da Identidade, do Terceiro Excluído e o da Não-Contradição. Temos que entender algo: Se existe uma Verdade, então existe uma mente capaz de pensá-la. Em outras palavras: A Verdade é algo do Espírito.

Sendo a Verdade um objeto do Espírito (razão), há mentes possíveis para "abrigá-la". A mente do homem não pode suportar a Verdade, posto que se um sujeito morre, e em sua mente ele tenha a asserção "o sol nascerá amanhã", será sempre verdade que o Sol nascerá amanhã, mesmo que ele esteja morto. Portanto a mente do homem não pode abrigar a Verdade. Pode, entretanto, contê-la temporariamente.

Se a Verdade não reside o homem, então onde mais ela poderia? Que tipo de Ser podemos selecionar? Deus. Ele é Eterno, Imutável e Racional. Ele é o único que possui as propriedades certas para abrigar a Verdade. Isto é coerente com o que a bíblia ensina:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:6

Krabat
Enviado por Krabat em 08/12/2015
Reeditado em 08/12/2015
Código do texto: T5474165
Classificação de conteúdo: seguro