Norman Geisler é um batista americano,  estudioso da Bíblia e de textos sacros. Eis um excerto de sua visão do mundo de Javé:


DAVI E JÔNATAS ERAM HOMOSSEXUAIS

Em 1Samuel 18 – 20, registra-se o intenso amor que Davi e Jônatas tinham um pelo outro. Nessa passagem, alguns veem uma indicação de que eram homossexuais, ressaltando-se os seguintes fatos: a afirmação de que Jônatas amava Davi (18.3); o ato de Jônatas desnudar-se na presença de Davi (18.4); o beijo que deram um ao outro (20.41); o choro de ambos (20.41). A expressão “chorou muito mais” é vista pelos homossexuais como uma referencia à da ejaculação masculina. A falta de relações bem sucedidas entre Davi e as mulheres também é vista como outro fator indicativo de suas tendências homossexuais. Davi descreveu a amizade de Jônatas como “mais preciosa do que o amor de mulheres” (2Sm 1.26). Como argumentam os homossexuais, todos esses fatores, considerados em conjunto, demonstram que Davi e Jônatas eram homossexuais.
 
REFUTAÇÃO
Davi e Jônatas não eram homossexuais. Não há nenhuma indicação na Bíblia de que Jônatas e Davi eram homossexuais. Pelo contrário, há uma evidencia muito forte de que eles não eram. A atração que Davi sentiu por Bate-Seba (2Sm 2.11) revela que sua orientação sexual era heterossexual, e não homossexual. De fato, a julgar pelo número de mulheres que Davi teve, parece que ele sofria de uma heterossexualidade exagerada. Davi teve muitas mulheres, mesmo quando vivia fugindo de Saul, não dispensava as mulheres. O “amor” de Davi por Jônatas não era uma amor sexual (eros), mas um amor fraternal (philia). Jônatas não se despiu de todas as suas roupas na presença de Davi, mas apenas de sua capa real e de sua armadura (1Sm 18.4). O “beijo” era uma forma de saudação cultural comum entre os homens naqueles tempos. Além disso, tal beijo não aconteceu quando Jônatas deu sua armadura e capa a Davi, mas sim num intervalo de dois capítulos e meio adiante (20.41). Por fim, a emoção que ambos expressaram foi o choro (v. 41), e não o orgasmo. O texto diz: “eles se despediram, beijando um aos outro, e choraram, mas Davi chorou muito mais” (20.41). Davi descreveu a amizade de Jônatas como superior à de mulheres, não no sentido sexual, mas social. Ambos mantinham relacionamento heterossexual no casamento. Ainda mais, a lei de Moisés ordenava que os homossexuais deviam ser apedrejados, então se houvesse qualquer aparência de homossexualidade entre Jônatas e Davi, isso não seria tratado como algo bom, mas ambos teriam sido apedrejados.
 
Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 25/02/2016
Código do texto: T5554744
Classificação de conteúdo: seguro