Prenúncios de uma grande guerra

Na terça-feira, 17, 2 jatos chineses interceptaram um avião espião americano que fazia “patrulha de rotina” sobre as bases militares chinesas encravadas nas ilhas artificiais construídas por eles no Mar da China. Esse novo incidente expõe claramente um gravíssimo problema nas relações internacionais que afeta o mundo inteiro, vejamos*.

No final de 2013, os EUA começaram a armar um golpe na Ucrânia,

que acabou se realizando em fevereiro de 2014, deixando o mapa das bases militares americanas em torno da Rússia assim:

http://media3.s-nbcnews.com/j/newscms/2015_39/1237811/150925-fiery-cross-reef-mn-1020_ded9434e52335205af4f5f2ea79ed1ca.nbcnews-fp-1200-800.jpg

Em 2015 os chineses trataram de construir várias ilhas artificiais no Mar da China e encravar nelas suas próprias bases:

A situação atual é a seguinte: os chineses consideram esses locais territórios chineses, e exigem soberania sobre eles. Os americanos não reconhecem a soberania chinesa sobre esses locais, e os consideram águas internacionais.

Em vista disso, os americanos levaram para as proximidades das ilhas, no Mar da China, destroyers e porta-aviões poderosamente armados, dos quais lançam aviões sobre as ilhas chinesas. Os navios americanos também se aproximam temerária e constantemente das bases chinesas. A situação é de impasse. Tem havido atritos constantes na região, com encontros muito próximos de navios e aviões poderosamente armados.

Na terça-feira os jatos chineses se aproximaram até 15 metros do avião americano, forçando-o a abaixar a altitude.

As rusgas frequentes entre artefatos de guerra acabarão resultando em incidente gravíssimo. Caso continue, esse impasse resultará em uma guerra nuclear confrontando as maiores potências do planeta.

Se os chineses resolvessem levar vasos de guerra para as proximidades da Flórida, os americanos considerariam tal ação uma declaração de guerra, mas insistem em manter navios brutalmente armados em torno da China. A provocação é muito clara e os chineses têm mostrado que não a tolerarão mais. A perpetuação desse impasse resultará em uma guerra nuclear genocida resultante em bilhões de mortes.