Qual o objetivo da arte?

Qual o objetivo da arte? Esta pergunta tem uma ideia implícita, a de que arte tem um objetivo. Mas tem? Essa pergunta tem algumas repostas.

A primeira resposta é a seguinte: a arte é diferente de um objeto útil, como um carro, que tem o objetivo de nos transportar.Também é diferente de uma área do conhecimento como a engenharia civil (que nos permite construir prédios). Vista deste modo, não é o meio para se chegar a algum lugar ou para construir alguma coisa. A arte é o objetivo em si. É onde queremos chegar.

Há quem, entretanto, defenda que a arte é o meio para alguma coisa.

Que é um meio para uma transformação social (arte engajada), ou

um meio para vender alguma coisa (como desfiles de moda), um meio

para uma transformação íntima e profunda ou um meio para simplesmente nos entretermos e ganharmos um alívio da tensão do dia a dia.

Esse modo de ver (o de que a arte é o meio para alguma coisa) aparentemente se contrapõem à visão do parágrafo anterior (de que a arte é um fim em si mesmo).

Como é? Essas visões são conflitantes! Não dá para ambas estarem corretas! Esse é um falso conflito. A arte (em geral) não tem um fim específico. Já cada obra de arte em particular tem um fim específico (relacionado a quem fez a obra).

E aí, o que você acha? Concorda? Discorda? Você consegue pensar em outra resposta à pergunta "qual o objetivo da arte?"?

Abraço!