Perfis recantistas (Um Piauiense Armengador de Versos)

O Mozaniel é mesmo do boró encerado, consoante ele se descreve no próprio perfil. Embora enalteça a origem, é em Sergipe que reside, desde 1989. E fala ainda de três temas que estão fora de qualquer discussão. Lembro-me, neste momento, só de um, que é justamente religião. É católico romano.

Em toda a minha mineira vida somente conheci em pessoa a um piauiense, o Getúlio, de Picos, com quem compartilhei quase um lustro de co-magistério no Colégio Municipal de Contagem - MG, mas isso tem coisa de 40 e tantos anos. E não nos vimos mais desde então. Não chegamos a forjar uma amizade sólida, mas nos dávamos bem.

E depois veio ainda um ilustre piauiense que nos governou: Francelino Pereira, que realizou um governo sem escândalos. E vai ver que é porque eu já mais não estava aqui.

Mas e o Mozaniel? Esse confrade recantista tem-nos brindado com uma coleção de composições espirituosas, e originais. O humor parece permear todo ou a maior parte de sua obra. E ele ensina: desde hoje por exemplo passei a saber o que quer dizer Armengador. Só que Mozaniel não é só de versos, ele é de prosa, e dos mais diversos.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 16/11/2016
Código do texto: T5825244
Classificação de conteúdo: seguro