A MÚSICA PARA A VIDA

A música exprime milagrosamente o nosso estado de espírito com uma clareza que só o coração sabe dizer, por onde somos levados a dizer que a sua linguagem penetra nas camadas mais subterrâneas de nosso ser...a sua linguagem produz as mais variadas combinações, foramando um todo harmônico e sem dissonâncias...suas combinações, de fato, podem proporcionar grande satisfação e entusiasmo, especialmente se o estilo for compatível com o modo de ser de um indivíduo disposto a ouvi-la.

A música, essa arte misteriosamente entoada, é um consolo que nos eleva acima de nossa condição, na qual podemos perceber a sua verdade se manifestar à luz do que está sendo exprimido; é por essa razão, que nos emocionamos por cada sonoridade produzida, seja ela entoada por solos intermináveis de guitarra, seja por uma voz que revela os segredos mais profundos de nossas almas, seja ainda pela união dos mais diversos instrumentos que se harmonizam, a fim de produzirem uma rica e poderosa canção.

Há canções, principalmente aquelas que são escritas com as lágrimas de quem a produziu, que exprimem o indizível e o inaudito, de tal forma que a nossa vida se sente mais liberta (aos embalos dos eflúvios das melodias) dos sofrimentos inerentes a nossa existência, mesmo que todas as nossas dores e angústias, esperanças e desejos sejam os atores de seu enredo, visto que nos dá chance de contemplá-los no instante em que há a manifestação mais plena de sua verdade, proporcionando-nos uma sensação de prazer e êxtase.

A música mais profunda e criada pela genialidade dos artistas, exprime uma verdade que é capaz de habitar no íntimo de grande parte das pessoas que amam uma boa canção; pois esta, se for visceral o suficiente, nos convida a um mergulho mais profundo pelas paragens da existência humana, sem precisarmos, a priori, de nossa racionalidade como auxiliar (imediatamente somos tocados no âmago de nossa sensibilidade para, logo em seguida, darmos um significado peculiar para cada ondulação sonora se propagando freneticamente).

No mundo nem sempre a vida nos dá alegria, felicidade e prazer, mas quando somos tomados pela magia da música, conseguimos sentir aquele consolo que a todo o momento procuramos, além, é claro, uma sensação de liberdade e imenso prazer quando nos deixamos levar por uma melodia rica de significados para a alma... só quem tem sensibilidade auditiva sabe bem dizer o quanto é terapêutico (porque não usar essa expressão?) estar absorto pela música naqueles momentos onde nos deixamos levar para as alturas e para os abismos do ser que a mesma abre diante de nós, ou seja, permitindo que tamanha variedade de ondulações sonoras e combinações cheias de energia para a alma, atinjam o âmago de nossa sensibilidade, aflorando com ímpeto incomensurável nossas emoções.

É a música, com todas as suas surpresas e incógnitas, quem nos convida, como já havia dito, a um mergulho para o mais recôndito de nossa alma, além de nos elevar num estado de contemplação desinteressada.

Entre tantas coisas que o homem cria e produz, a música e a poesia manifestada pelo lirismo apaixonado, são linguagens magníficas que conseguem sondar os mistérios e as incógnitas do mundo e do ser, sendo necessário além das explicações para nos fazer compreendê-los, a força de nossa sensibilidade... Um artista, que demonstra sentimentos em profundidade com sua arte, é repleto de virtuose e de versatilidade...Mas para que a arte possa ter vida, além do ímpeto artístico aflorado pela sensibilidade, é indispensável haver uma grande coragem para expressar o lirismo imbuído dois mais diversos sentimentos.É, de fato, pela sua intuição, que o artista consegue discortinar um mundo de ressonâncias e belas melodias.

Quando o espírito de vanguarda se junta a capacidade intuitiva, uma nova forma de linguagem é suficiente para exprimir o mundo, na qual a singularidade e a originalidade do artista são capazes de germinarem a sua própria genialidade. Ser músico e ser artista, de um modo geral, é, pois, um privilégio que só pode provir dos desígnios de Deus para os homens!

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 27/12/2016
Reeditado em 26/02/2017
Código do texto: T5864448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.