A CONQUISTA DE UM SUPRASSENTDO PARA A VIDA

Em meio aos maiores tormentos enfrentados através das angustias sentidas no íntimo (ou também por intermédio dos sofrimentos internos provocados pelas maiores tragédias e perdas de grande estima, fazendo com que tudo perca seu encanto), penso que é possível, nessas circunstâncias, sentir que há algum refúgio ou oásis, ambos sendo preparados pela graça e misericórdia inesgotável de Deus na vida daquele que o ama em espírito e em verdade, mesmo que tudo aparenta haver desmoronado em volta de quem foi afetado por tamanha dor.

Criados para serem verdadeiros paraísos para a alma, tais oásis ou refúgios são capazes de enriquecerem de significado, alegria e esperança nossas vidas, especialmente quando o apego incondicional ao único redentor da humanidade se torna a maior das fortalezas erguidas.

Podemos perder tudo na vida, ficando a mercê das dores e dos sofrimentos mais implacáveis de nossa existência, ficando inclusive impossibilitados de desfrutar de muitos prazeres na vida (tal como aconteceu com os prisioneiros inocentes em campos de concentração nazistas e sovieticos nos anos da grande guerra mundial); mas se alcançarmos um suprassentido para o nosso existir, encontrando um propósito elevado que nos faz pensar além da maneira mais habitual de vermos as coisas, certamente viveremos adornados com uma riqueza que não se compra, tendo consciência de que tudo o que acontece conosco, tudo o que passamos em nossas vidas, sempre há um desígnio que nos dá direção, sem o qual seria impossível obter qualquer aprendizado e experiência de valor indelével.

É pelo caminho do sentido supremo, o mais elevado que podemos ter para o nosso viver, que somos capacitados a olhar a vida não como algo absurdo e desprovida de finalidade (apesar de dar indícios de esgotamento e de desânimo). A vida pode, antes de mais nada, ser repleta de valores e ter profunda importância quando vivemos debaixo do amor supremos Deus, pois ela é uma grande jornada cheia de propósitos designados por aquele quem nos ama desde a fundação do mundo.

Ora, quando somos providos de um sentido último que nos capacita a quebrar as algemas de nossa limitada condição, de iluminar os misteriosos abismos que atravessam nosso ser, encontraremos em algum momento a paz de espírito necessária para enfrentarmos as guerras cotidianas que se inflamam ao sabor do acaso.

Pois se tivermos um alicerce forte em meio a tantas inseguranças e incertezas, uma fotaleza que nos protege durante as épocas mais sombrias e chuvosas, ao menos teremos uma pequena fagulha de razão para ficarmos motvados, vivendo com sabedoria e grandeza de espírito os momentos mais árduos que surgem dia após dia...E ainda que tudo seja contrário ao que almejamos no mais profundo de nossas almas, com o espírito da graça encontramos pelo menos consolo para as nossas vidas.

Conquistar um suprassentido para a vida é mais do que por em prática uma filosofia de vida que nos oriente quais os rumos que precisamos tomar. É antes o encontro de uma certeza íntima no qual, mesmo nas piores catástrofes pessoais internalizadas e nos mais agudos sofrimentos sentidos, temos uma orietação que só pode proceder de Deus, e de seu filho que morreu na cruz para nos salvar.

É por intermédio dos desígnios mais elevados do Altíssimo, do redentor da humanidade decaída, que podemos repousar nos campos verdejantes do seu infinito amor, sendo semeada em nossas vidas a dádiva da bem-aventurança, haja visto que é por intermédio do espírito de Deus que esta pode florescer milagrosamente em meio as calamidades mais inesperadas e abruptas da vida (tal como uma flor que nasce no deserto).

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 09/01/2017
Reeditado em 09/01/2017
Código do texto: T5876758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.