A VIDA COMO LUTA INCESSANTE

A vida é uma luta sem fim, sem trégua até nos momentos onde esperamos encontrar algum conforto; pois, de fato, ninguém nesse mundo escapa do sofrimento inerente a própria existência. Por conta de tamanho desafio a espreitar a vida dos seres humanos, muitas vidas, preocupadas em enriquecer o momento presente, resolvem encontrar nas diversões uma satisfação, a fim de se sentirem mais preenchidas de alguma forma.

Mas é em vão essa busca por diversões a qualquer preço: parece que a plenitude nunca é alcançada, ou melhor, há sempre alguma coisa que falta para que as pessoas se tornem mais felizes, apesar de ser a felicidade aquela riqueza que o ser humano só encontra em certos momentos da vida, ou seja, nos momentos onde a simplicidade, a generosidade e a ternura conseguem caminhar juntos com a serenidade espiritual.

Tal serenidade de alma só acontece nas condições em que uma pessoa está livre das falácias inventadas pela sociedade- falácias essas que sempre vêm transvestidas de ''verdades absolutas'', servindo apenas para confinarem os seus adeptos nos estritos limites de suas ideologias.

O conforto, a paz de espírito, a serenidade e a felicidade, utopias não necessariamente irrealizáveis, continuam sendo aqueles bens que todos nós, cada um ao seu modo, almejamos. Mas quando não conseguimos encontrá-los, caímos num estado mortal de desespero: é como se nossos projetos desabassem como um castelo que desmorona da noite para o dia!

No entanto, quando caímos no desespero, só temos uma única saída em meio aos absurdos da existência: escalarmos os degraus que dá acesso aos cumes da genuína devoção espiritual, ou seja, nos apegando de maneira incondicional ao amor daquele que cuida de nossas almas cansadas, a fim de vencermos as muralhas de nossas dores mais íntimas. É a partir daí que começa a nossa odisseia pelos caminhos numinosos da fé, onde só termina quando deixamos de existir nesse mundo. Enquanto isso, teremos, durante a vida, a possibilidade de crescermos espiritualmente através das tribulações e alcançarmos a vitória contra elas por meio da misericórdia irrestrita e absoluta de Deus.

É assim que é a vida daqueles que construíram um projeto sob a presença marcante de Deus: uma batalha sem fim. Porém, entre tantas lutas árduas, são capazes de encontrar, ainda em vida, alguns estímulos que sempre irão confortá-los, seja mediante uma doce paz irradiando no seu ser, seja mediante um renovado ímpeto de perseverança (uma perseverança inesgotável rumo ao verdadeiro significado da vida). Pelo milagre da fé, não sem antes haver angústias, surge então a glória e o milagre de uma vida que conhece a profundidade do verdadeiro amor, especialmente para os vivem de esperança na vida eterna e na redenção que emerge de uma singela vida voltada à prática da caridade.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 28/04/2017
Reeditado em 10/08/2018
Código do texto: T5983569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.