MAIO

Enfim chegou o mês de Maio trazendo consigo um belo sol para esquentar os próximos dias vindouros deste mês. É um mês de muitas datas importantes para este nosso calendário gregoriano. No dia primeiro, hoje, se comemora o dia internacional do trabalhador, homenagem a todos os trabalhadores, data esta, comemorada na maioria dos países, sendo que nos Estados Unidos até os dias atuais seu governo nega-se a reconhecer esta data como dia do trabalhador. Afinal esta data surgiu de uma luta dos trabalhadores americanos por uma redução de jornada de 16 horas trabalhadas para 8 horas, o que somente em 1890 o congresso americano viria aprovar tal reivindicação. O segundo domingo deste mês é destinado a homenagear aquela que é responsável por tudo que acontece e venha acontecer neste mundo, nossa Mãe. Sim, pois sem a participação da mulher seria impossível o ser humano desenvolver-se, desta forma ela merece toda a homenagem, nosso respeito e agradecimento por ela nos dar a vida, a possibilidade de estarmos neste planeta passando por uma experiência. Temos o dia 13, data importante para se comemorar da nossa história, a promulgação da Lei Áurea, onde os negros conquistaram sua carta de alforria, será mesmo? Nesta data os umbandistas comemoram o dia dos pretinhos velhos em seus terreiros oferecendo uma feijoada a todos os visitantes como forma de agradecimento e lembrando que um dia esses negros viveram nas senzalas privados de sua liberdade física e espiritual, onde a única lei que prevalecia era a chibata e humilhação de um povo escravizado. Este dia 13, também para os católicos que creem se festeja a aparição de Maria aos três primos na Cova da Íria em Fátima, Portugal. Data muito comemorada em Portugal como também no Brasil. Maio também é considerado o mês das noivas sabe por quê? No hemisfério norte, a primavera se inicia e junto as flores começam a florescer, os jardins ficam floridos, cheirosos, o clima mais ameno, ideal para casamentos. Esta cultura foi adaptada para o hemisfério sul, apesar das estações serem o oposto, mas não deixa de ser um clima ameno por estas bandas, afinal saímos de um verão quente para uma estação de outono mais fresca, sendo propício para os casais apaixonados resolverem casar neste mês. Hoje em dia creio deve estar menos ortodoxa estas escolhas mesmo porque o tempo muda, as pessoas mudam, os interesses mudam mutuamente, porém que fique registrado ainda o comércio se aproveita com muita maestria desta data que num passado não muito distante era fundamental este costume na vida das pessoas em geral. Maio é o quinto mês do ano, isto significa que estamos chegando à metade do ano de 2017, parece que foi ontem o “adeus ano velho, feliz ano novo”, e o que fizemos até agora para o nosso crescimento? O que eu contribui até agora para as mudanças necessárias e termos uma vida mais tranquila, sadia, uma nação mais equilibrada, crescente, justa e altaneira? Não esqueçamos que somos corresponsáveis por tudo de bom e ruim que acontece na sociedade. Não somos uma ilha deserta olhando para o nosso umbigo, somos um continente imenso cercado de pessoas por todos os lados vivendo uma experiência coletiva, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo, trocando experimentos um com o outro através da solidariedade, justiça, lealdade e liberdade. Se assim agirmos, poderemos nos sentir mais felizes, realizados e filhos de Deus, Alá, Javé, Tupã, Arquiteto do Universo e tantos outros nomes que se possa conceber desta Energia Cósmica que administra este Universo pouco explorado. Namastê.

Valmir Vilmar de Sousa (Veve) 01/05/17

valmir de sousa
Enviado por valmir de sousa em 01/05/2017
Código do texto: T5986465
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.