A beleza salvará o mundo.

O grande Dostoievski dissera que a beleza salvará o mundo. Os ideais de Verdade, Bem e Belo são centrais no pensamento grego, sobretudo em Platão, de onde jorraram para toda a cristandade neoplatônica. Nos aposentos Rafelo, no Museu do Vaticano, a sala onde está o maravilhoso painel "A Escola de Atenas" é dedicada à unicidade sagrada entre Verdade, Bem e Belo, valores estruturais da Igreja Renascentista. A beleza, na literatura, na Religião, na ciência, está sempre presente. Para Paul Maurice Dirac, um dos mais brilhantes físicos da geração da teoria quântica, a teoria mais bela "só pode ser" a teoria verdadeira. Isto nos remete ao que dissera o poeta John Keats em "Ode sobre uma urna grega":

"Quando esta geração o tempo houver tragado,

Tu permanecerás em meio de outras queixas,

Amiga do homem, a quem dirás: “A beleza

É verdade, a verdade beleza” – isto é tudo

Que sabemos na terra e que importa saber".

No pensamento religioso o belo, em sua dimensão sublime e espiritual, é compreendido como caminho de salvação. Bem o declara Michelangelo, o majestoso renascentista, em um de seus poemas:

"Meus olhos, buscando coisas belas,

e minha alma, buscando a salvação

não têm outro poder de ascender ao céu

senão contemplando tudo que é belo".

O pensamento de Michelangelo e o de Mokiti Okada muito se afinam:

"Quem se deleita profundamente com a arte

está apto a viver no Paraíso".

Para Okada, o Belo salva o mundo. Isto não se dará. Está a acontecer, neste instante, com aqueles que se deleitam com as manifestações artísticas capazes de nos impelir a romper com os estritos limites do nosso ego, provocando em nós belos sentimentos e profundas reflexões. O tema da beleza também é muito valorizado pelo atual Sumo Pontífice da Igreja Católica. Francisco, em "Evangelli Gaudium" declara que o Evangelho não é somente verdadeiro, e justo e bom, é também belo, provocando-nos a "Alegria do Senhor".

A beleza, não a vulgar e caricata, a falsa beleza aparente dos metais grosseiros, mas a beleza sublime, espiritual, presente nas ciências, artes e letras, e nas mais variadas tradições religiosas, realmente nos eleva acima do comum e do ordiário e nos convida a vivificar o mais humano em nós - e lá, ao invés de encontrarmos o ego e seus grilhões, somos alçados a experiências de graça. Para além das palavras, vivemos o místico, o inefável, como o apontara Wittgenstein. A salvação está completa.

Paraíso - mundo da arte. Mokiti Okada

http://www.messianica.org.br/culto-mensal/ensinamentos/paraiso-mundo-da-arte

Evangelli-Gaudium - Papa Francisco

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html#N%C3%A3o_a_uma_economia_da_exclus%C3%A3o