UM PROFESSOR EVOLUCIONISTA E ALUNA CRIATIVISTA.
 
Ao tempo que lecionava na UNICAMP –Limeira-Campinas, com 5 (cinco)  disciplinas tratadas ao longo de 1976 a 1992, ano que pedi afastamento e exoneração, ocorreu fato curioso ao expor a matéria curricular- HUMANIDADES-e, por absoluto dever de ofício  expunha temas controversos entre eles a “Origem do Homem”. Por óbvio a UNICAMP é uma escola de nível superior, oficial do Estado de SP e laica.Não tem compromissos com credos ou religiões...
Antecipadamente quero dizer:  jamais tive qualquer problema com alunos e o coordenador do curso – José Ulisses, que não se encontra entre nós por cardiopatia, dizia-me carinhosamente que ao lecionar todas essas 5 disciplinas era um “polivalente”. (Vitupério).Não me considerava em tal situação...
Baseado no livro “Origem” de Richard Leack, professor e pesquisador norte-americano que estudou profundamente o tema na África, dizia o grande mestre que o “homem tinha origem em terras africanas” e, explicava o porquê.Esse livro era adotado também pela UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.Também.
Na explanação de que o processo evolutivo do homem na face da Terra foi gradual e inexorável, para sua própria existência e sobrevivência, uma aluna- de inopino- fiel ao protestantismo parou a preleção para dizer que não concordava com o que expunha, com responsabilidade de cumprir o currículo já elaborado, pela nobel instituição.
Disse-lhe com extrema delicadeza e respeito que a UNICAMP –além, do currículo e das minhas próprias convicções iria continuar a expor o evolucionismo, como fato consumado e que, por outro, tinha a aluna pleno direito de discordar das explicações e justificativas expostas. E, também por outro lado, quando da prova aos alunos – democraticamente- (ela) poderia expor todos os seus fundamentos e pontos de vista no sentido contrário, eis que a rigor a matéria explanada não tinha a suma importância das demais que tratavam de temas especializados do curso “in casu” .
Como boa aluna que foi, após a prova –com suas explicações- conseguiu sua aprovação...mesmo defendendo o criacionismo...Adão e Eva em cena, que hoje o Vaticano assim -com reservas-concorda,no evolucionismo.
Ressalte-se, por ora, que a matéria HUMANIDADES – nada tem em seu currículo mensagem de que o homem deve ser bonzinho e acreditar em Papai Noel.Os temas são complexos e dignos de uma melhor cultura...
HUMANIDADES – é matéria que falta em quase todas as UNIVERSIDADES do País, oficiais ou não. Digo mais, o seu conteúdo é bem abrangente e necessita- como qualquer outra disciplina- de maior atenção aos universitários do País, eis os formandos das diversas áreas do conhecimento, descuram da sua existência de uma geral  cultura e por consequência são –no cotidiano- pessoas indiferentes,ignorantes ao próximo e aos seus assemelhados. Ou seja humanos.Não tem a noção da complexidade de mundo.     
A matéria HUMANIDADES em si propõe o conhecimento da convivência social onde vivem e trabalham, como os médicos, engenheiros e demais de nível superior que não se adequam à sistemática de vida em comum.
A ausência de HUMANIDADES é uma lástima...