Ateísmo espírita

Existe sim, pode digitar aí no Google que aparecerão vários resultados. Ateísmo espírita ou espiritismo ateu. Não só existe como seus adeptos são bastante aguerridos na defesa da tese de que é possível existir um mundo espiritual sem a necessidade de uma espécie de legislador. Para isso se afastam, tanto quanto podem, da visão espírita de Chico Xavier, considerando que ele representa uma corrupção da doutrina codificada por Kardec. Nesta, aparentemente, os atributos de Deus seriam diluídos o bastante para ele não se configurar uma pessoa ou ser específico.

Pelo que eu entendi, a ideia é que o mundo espiritual existe como consequência natural da existência do mundo material e, a exemplo do que acontece com esse, a própria natureza trataria de regulá-lo, e não um ser divino. Ressaltam que o Deus imaginado pelas pessoas costuma ter características próprias de um ser humano e consideram impossível que alguém assim seja capaz de dominar o Universo. A própria ideia de uma hierarquia, da qual o ponto máximo seria Deus, é vista como nascida da mera visão humana.

Eu achei a hipótese interessantíssima, mesmo não sendo nem espírita e nem ateu, mas apenas um interessado nessas grandes questões. Ela me fez lembrar de uma possibilidade que me ocorreu há algum tempo. A de que haveria, de fato, uma realidade espiritual após a morte, mas que os mortos, do lado de lá, continuariam se dividindo entre os que acreditam e os que não acreditam em Deus. Será que isso não acaba nunca?

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 13/07/2017
Código do texto: T6053656
Classificação de conteúdo: seguro