Eu, porém, vos digo

Ouvistes que foi dito aos antigos: qualquer que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que dizer a seu irmão “Raca”, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser “Louco”, será réu do fogo do inferno. Eu, porém, vos digo que há situações em que se encolerizar será até uma obrigação. Não hesiteis em chamar de todos os nomes que lhe apetecerem aqueles que infringirem alguma das minhas leis. E se te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, aponte-lhe os pecados, exponha-o a toda a comunidade e, juntos, o julguem e o condenem.

Ouvistes que foi dito aos antigos: de maneira nenhuma jureis. Eu, porém, vos digo que há situações em que é não apenas aceitável, mas também fundamental jurar. Não hesiteis em jurar diante de todos os tribunais a que for chamado, porque assim determinam as leis dos vossos Estados.

Ouvistes que foi dito aos antigos: não resistais ao mal, mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma deveis deixar o mal sem resposta. Resistais a todo mal que lhe fizerem, combateis aqueles que lhe trouxerem algum prejuízo e, se possível, metei-lhes um processo na Justiça, de maneira que assim o mal não se alastre e nem pensem eles que o mal pode escapar impunemente.

Ouviste que foi dito: amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. Eu, porém, vos digo que há inimigos que não merecem ser amados, e sim combatidos, duramente se preciso for, para que não representem ameaça àqueles que nos são próximos e amamos de verdade. Não pensais em fazer o bem a essas pessoas, o que seria temerário para a sua vida.

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 11/10/2017
Código do texto: T6140000
Classificação de conteúdo: seguro