Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Apreciação sobre as características do rádio

O rádio é o veículo que consegue chegar a todos os lares brasileiros numa porcentagem de 98%, enquanto a televisão só corresponde a 75%. Ele é o grande formador de opinião, principalmente das classes menos favorecidas. Pela sua rica e variada programação e segmentação, desafia todos os agentes ligados a ele a terem grandes responsabilidade para não poluir o mercado, privando as pessoas de seu direito junto ao veículo. Pode-se constatar que existem ouvintes mais preparados que os próprios entrevistadores do rádio. Este fato, provoca patrões e funcionários, a uma crescente conscientização da importância de elevar a qualidade do rádio. Até os comerciais parecem estar pagando o preço da desmotivação, pois não se criam mais músicas apropriadas a eles.

Mesmo com algumas exceções, o rádio cumpre sua função social de entretenimento, informação, formação cultural e educacional, prestação de serviço e publicidade. Ele é um canal de extrema importância para seus ouvintes, que o procuram como resposta pessoal e comunitária. Pela segmentação e especialização, torna-se superior a outros veículos, por sua capacidade de se aprofundar com capacidade em seu espaço de atuação. Como os outros, pode estabelecer a sinergia de produtos incentivando o consumo.

Em sua função principal de entretenimento, consegue abranger um universo imenso de programação, passando pelo humor, entrevistas, fofocas, debates e coberturas várias. Quanto à informação, abarca notícias globais e locais, principalmente. O rádio também  age como criador de hábitos, ao mesmo tempo, em que preserva valores. Não contraria seus ouvintes, mas não é mero cumpridor de tarefas.
A primeira função social que deixou sempre a desejar, é a educacional. Esse potencial permanece latente, esperando alguém corajoso para despertá-la. Fica aí, o desafio de elevar a qualidade do rádio. Basta apenas, encontrar pessoas que sejam amantes dele e tenham coragem de lutar por sua melhoria.
Antonia Alves
Enviado por Antonia Alves em 29/08/2007
Código do texto: T629952

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Antonia Alves
Alto Araguaia - Mato Grosso - Brasil, 45 anos
39 textos (104889 leituras)
2 e-livros (80 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/08/17 08:12)
Antonia Alves