"ONDE E COM QUEM ANDAM OS NOSSOS FILHOS?"

“ONDE E COM QUEM ANDAM OS NOSSOS FILHOS?”

O quadro que atualmente visualizamos são de crianças, adolescentes e jovens sem limites, sem respeito às leis domésticas e às Leis que orientam toda convivência em sociedade: as autoridades municipais, educacionais, as trabalhistas, as de transito e as demais.

Sabe-se que a educação inicia-se dentro do domicilio familiar.

Quem não respeita as leis domésticas não saberá por certo obedecer a Leis que regem a sociedade, o local de trabalho, a escola.

Princípios de amor, religiosidade, honestidade, lealdade, companheirismo, de respeito, de limites são iniciados com os pais ou responsáveis pela educação destes seres em transformação constante de 0 (zero) aos 17 anos de idade, 11meses e 29 dias..

Mais que palavras valem os exemplos.

A escola além da sua função de passar conhecimentos e lapidar a educação que o aluno trás em sua bagagem cultural.

A Escola é também formadora de opinião.

A sociedade é regida por Leis em seus vários setores.

Ela cobra o cumprimento e atenção às Leis promulgadas.

Há direitos e deveres! E é bom sempre lembrar.

Tanto a lei não escrita que são as leis do lar, dos brinquedos em conjunto, e convivência entre amigos são respeitadas naturalmente. Se é desobedecida parte das normas pré estabelecidas, a penalidade é excluir o membro do grupo.

Há inúmeras Leis escritas que indicam direitos e deveres.

Prevêem penalidades para quem não as respeitar.

Ultimamente o desrespeito intramuros escolares está se tornando rotina e os professores se tornam reféns dos alunos.

Por que avacalhar e atrapalhar o andamento da escola que tem a Lei escrita que é o Regimento Interno? Ele deverá ser cumprido pela comunidade escolar, principalmente o corpo docente, o discente e demais funcionários da casa?

Por que não se respeitam professores, colegas, funcionários?

Tanto em casa como na escola o principio de respeito e de limites devem ser seguidos. A educação se faz através da repetição.

Infelizmente muitos pais não sabem com quem andam e onde estão os seus filhos. Simplesmente concordam que sua quase criança saia de casa e patrocinam dando-lhe alguma quantia em dinheiro acreditando que tomará um lanche.

Nem de longe pensam que sua quase criança ao atravessar a porta de sua casa poderá ser desviada para outras ações. Uma Lan House, os barzinhos é lá que a turma pode estar esperando a nova presa. Sim o adolescente é fácil de ser convencido.

Para ilustrar, cito um pensamento de autoria desconhecida:

“EDUCAR NÃO É CORTAR AS ASAS, MAS DIRECIONAR O VÔO”.

No ambiente doméstico observa-se que os pais, atualmente, preocupam-se em ser pais materiais que propriamente pais morais.

Pitágoras já dizia: “EDUQUE AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ PRECISO PUNIR OS HOMENS!”